quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Projetos esportivos abrangem várias modalidades

Em 2011, pela primeira vez, a Lei de Incentivo ao Esporte em Poços de Caldas foi desvinculada da Cultura. Uma comissão formada especialmente para analisar os pedidos foi criada ano passado e julgou pedido por pedido até chegar aos aprovados.
Os projetos vão beneficiar toda a comunidade em quase todas as modalidades esportivas.
A comissão teve os seguintes integrantes: Luciano de Sousa, Marcelo Eduardo Lima Salles, Ana Paula Boleta, Gilma de Fátima Ferreira Ramos, Ataíde Alves Cabral Andrea de Fátima Martins e Silva, Isarael de Souza Pereira, José Eduardo Cassaro (presidente), Margareth Stano e Rafael Tadeu Conde Maria.
O Mantiqueira conversou com o secretário de Esportes, Carlos Alberto dos Santos, Lelo, que explicou detalhes e polêmicas sobre o tema.
Mantiqueira - Como foi formada esta comissão?
Carlos Alberto dos Santos - Esta comissão foi composta por cinco pessoas indicadas pelo prefeito e cinco pessoas indicadas pelos segmentos esportivos de Poços de Caldas.
Mantiqueira - Quando a documentação foi analisada?
Lelo - Em agosto do ano passado o trabalho já estava em pleno andamento. Foram inscritos pouco mais de 40 projetos, sendo que 13 conseguiram passar pelos trâmites legais e avaliação técnica. Infelizmente alguns projetos foram desclassificados. Um dos desclassificados é o Projeto do Futuro, do sr. Chico Corredor, o da ginástica rítmica e do tênis que tínhamos no Country Club. Claro que não lembro todos os desclassificados, mas citei três para o leitor ter uma ideia.
Mantiqueira - Você teve alguma opinião no julgamento destes processos?
Lelo - Quero deixar claro para todos que fiquei sabendo da desclassificação destes projetos depois da publicação da lista dos aprovados. Eu não optei, não pedi, nem sabia quantas pessoas estavam inscritas, quantos projetos estavam sendo analisados, já que isto cabia apenas à comissão criada para julgar as propostas.
Mantiqueira – O que levou à reprovação da maioria dos projetos?
Lelo - A maioria, no meu entendimento, foi por má interpretação do documento. Não foram preenchidos dados importantes e isto causou a reprovação. Vou citar o sr. Chico como exemplo. Havia um campo onde a pessoa tinha que preencher o nome completo e logo abaixo algum curso ou especialização. No caso dele estava escrito autodidata e a comissão entendeu que houve falha e o projeto foi reprovado. Ele tinha que ter colocado o que já fez para o esporte de Poços de Caldas e a palavra autoditada não foi aceita. A maioria dos reprovados foi por falta de documentação e assim por diante. Fazer projeto não é fácil, tem que estar bem em cima da lei, cumprir todas as situações que estão no edital. Todas as reprovações foram por pura falta de conhecimento do edital. São projetos maravilhosos, ficaram de fora este ano por detalhes que poderiam facilmente ser observados. Faltou ler direito o edital e seguir tudo o que pedia. A comissão foi rigorosa neste sentido.
Mantiqueira - Como você viu o trabalho desta comissão?
Lelo - No meu entendimento, foi perfeita, trabalhou muito bem, com honestidade, seriedade e todos os projetos aprovados estavam dentro da lei, cumprindo o exigido no edital e teremos muita satisfação em trabalhar com estes 13 projetos.
Mantiqueira - As decisões da comissão são definitivas?
Lelo - Sim. Recebi o relatório da comissão e dentro da lei fiz a entrega dos 13 certificados e agora os responsáveis pelos projetos vão trabalhar em busca da captação de recursos.
Mantiqueira - Quem ficou de fora pode refazer seus projetos e tentar novamente a aprovação para 2012?
Lelo - Com certeza. A comissão será mantida por dois anos e em agosto já começa a analisar pedidos para 2012. Quem não entrou este ano tem a chance de corrigir os erros e entrar novamente com o pedido para o próximo ano.
Mantiqueira - O profissional de educação física pode atender a projeto de qualquer modalidade?
Lelo - Perfeitamente. Para executar um projeto a pessoa precisa ser um profissional de educação física. A formação deste profissional o credencia a trabalhar em qualquer área de atividade física. Não importa se ele não tem conhecimento prático pois sendo profissional de educação física pode atuar em qualquer área, bicicross, natação, judô, etc. Documentalmente ele está habilitado para qualquer atividade.

Nenhum comentário: