domingo, 6 de fevereiro de 2011

Campeões da Volta ao Cristo são homenageados pela SME

A exemplo do que aconteceu em 2010, os vencedores da Volta ao Cristo, que chegou à 29ª edição, foram homenageados no Solarium Eventos. O evento é realizado desde 2005 e tem como principal objetivo valorizar os desempenho dos atletas locais.
Os participantes melhores colocados em suas categorias receberam medalhas e depois foi servida a tradicional macarronada feita pelo casal Ana Maria e Domingos. “Nossa intenção é que o pedestrianismo de Poços seja cada vez mais unido, por isso a importância de uma confraternização depois de uma prova como a Volta ao Cristo, ela tem este propósito de união”, disse Carlos Alberto do Santos, o Lelo, secretário de Esportes. Segundo ele, todos os atletas locais que participaram da Volta ao Cristo foram convidados, juntamente com seus familiares. “Esta confraternização realizada logo no início do ano é um exemplo de que tudo que fazemos é para o bem da nossa cidade e o esporte é um dos principais meios para que isto aconteça”, completou Lelo, que ressaltou, no início do evento, que a Volta ao Cristo de Poços de Caldas foi apontada pela mídia especializada como uma das 10 melhores do país.
Além dos atletas, familiares e treinadores das várias equipes o evento ainda teve a presença de diversas autoridades como os vereadores Flávio Faria, Waldemar Lemes Filho, Álvaro Cagnani, Armando Bertoni, o secretário-adjunto Luiz Antônio Campos, o gerente da Caixa Econômica Federal Fábio Silveira da Silva, que, juntamente com o secretário de Esportes, foram os responsáveis pela entrega dos troféus.
A Volta ao Cristo, a exemplo das provas de ruas de todo o país, tem como característica atrair várias gerações. Garotos e idosos gostam deste tipo de competição. Este ano João Canarinho novamente foi um dos exemplos de que idade não é empecilho para a busca de desafios. Mais uma vez ele participou da competição e fez com um tempo invejável.
Outro destaque foi Trindade Escudeiro, que chegou na última colocação com o tempo de 3 horas e 41 minutos de percurso. O detalhe importante é que ele tem 76 anos. Foi aplaudido de pé por todos presentes na cerimônia. Ao ser questionado do tempo de quase quatro horas que levou para fazer o trajeto, Escudero disse que ano que vem vai correr novamente. "Prometo baixar esse tempo", promete ele, para depois receber das mãos do secretário de Esportes um troféu especial. A equipe que inscreveu o maior número de atletas na prova, a Corphus, com 52 participantes, também recebeu um troféu especial, criado este ano.
Um dos destaques da edição deste ano foi a equipe feminina da Pé q Voa, que ganhou todas as categorias dos 29 até acima dos 50 anos. “Este resultado mostra que todo o envolvimento com a preocupação com a saúde tem dado resultados e levado uma faixa etária mais avançada a praticar o atletismo”, disse José Luiz Azevedo, da Pé Q Voa. A equipe agora se prepara para a
Corrida da Lua que acontece no final de fevereiro em Campinas e no dia 17 de abril estará participando da Meia Maratona de Niterói ao Rio de Janeiro. O grupo tem uma planilha de treinos seguida rigorosamente. Toda semana se reúnem duas vezes para treinamentos em alguns pontos da cidade. Na Volta ao Cristo, a Pé Q Voa fez o 1º e o 3º na categoria de 20 a 39 anos, 1º a 3º na categoria de 40 a 49 anos e 1º, 2º e 3º na categoria acima de 50 anos.
 A Corphus novamente foi um dos destaques da Volta ao Cristo, sendo o grupo mais numeroso da competição. “Reiniciamos a organização da Corphus em julho, fui eleito e tivemos que fazer este trabalho de organização. Hoje a equipe já tem toda documentação, é um clube registrado legalmente. Estamos recrutando atletas. Não precisa ser de elite, basta ter vontade de correr. Queremos um grupo de amigos, parceiros que gostam de cuidar da saúde. Este é nosso intuito e é para isso que estamos batalhando”, disse José dos Reis, presidente da Corphus. Das 52 inscrições que a Corphus fez para participar da Volta ao Cristo deste ano, 47 completaram a prova, numa demonstração de força do grupo. “É fácil ver um atleta da Corphus na cidade, sempre tem uma pessoa correndo em algum horário, em algum lugar. Quem quiser fazer parte da equipe pode entrar em contato com algum destes corredores. Fazemos uma reunião uma vez ao mês no Complexo Santa Cruz no salão em frente da Secretaria de Esportes”, disse Reis. Os interessados em integrar a equipe podem ainda entrar em contato com a Secretaria de Esportes ou com José dos Reis pelo telefone 9977-3924.

Nenhum comentário: