O atleta João Ferreira de Lima, o João da Bota, foi o grande vencedor da 29ª Volta ao Cristo. Atleta de ponta do Cruzeiro, de Belo Horizonte, João da Bota liderou todo o percurso e não deu mole para os corredores internacionais da África.
Da Bota fez a prova em 54 minutos e quatro segundos. Não foi a primeira vez que o fundista venceu a Volta ao Cristo. Detentor de vários títulos, foi campeão da 3ª Meia Maratona Internacional das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu-PR, 4ª Corrida Internacional João César de Oliveira, em Contagem-MG, 1ª Etapa do Circuito Caixa, em Ribeirão Preto-SP, Meia Maratona da Embratel, em Cabo Frio-RJ, entre outras.
O segundo colocado, o queniano Mathew Kiptoo, completou a prova dois minutos depois. O terceiro colocado foi Marco Joseph, da Tanzânia.
A categoria Feminino foi dominada pelas africanas. A queniana Bornes Kitur foi campeã, fazendo o tempo de uma hora, quatro minutos e 25 segundos. Em segundo ficou a etíope Zerfe Boku, e, em terceiro,
Anastazia Ghamaa, da Tanzania. Pela primeira vez, uma poços-caldense subiu ao pódio. Adriana Maria de Freitas foi quinta colocada.
O prefeito Paulo César Silva, o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, e outras autoridades entregaram a premiação aos vencedores. Este ano, mais de 1.200 corredores participaram da 29ª Volta da Cristo. O número foi recorde.
“Este ano nós, da Secretaria de Esportes, estamos bastante satisfeitos pois conseguimos a inscrição de 1.200 atletas para a Volta ao Cristo, fato inédito na prova e que sempre foi nossa meta. Outra marca importante foi a vinda de maior número de atleta internacionais. Fizemos uma premiação muito boa e esta competição é muito bem cuidada pela nossa equipe que tem muito carinho por este evento. Acredito que por isto é um dos principais do calendário esportivo de nossa cidade. Quero agradecer a todos os voluntários, patrocinadores e atletas que novamente realizaram um evento de primeira qualidade”, disse Santos.
Aos 78 anos, João Batista de Oliveira, o João Canarinho foi novamente exemplo de superação. O veterano competidor fez o difícil percurso debaixo de um forte calor, em 1h54, chegando à frente de muitos jovens. Ele é exemplo de vitalidade e sinal de que a idade nunca é um empecilho para grandes desafios. Canarinho foi um dos destaques da última edição da Volta ao Cristo e completou o percurso quase sem esboçar nenhum cansaço. A prova é sua favorita e ele nem se lembra de quantas vezes já participou. “Sempre corri e completei a prova, nunca deixei de terminar e ano que vem quero estar firme aqui. Não corro para derrotar ninguém e sim para fazer o que eu gosto, o que me faz bem, não ultrapasso os limites do meu corpo e isso aqui é minha vida”, disse o atleta, que teve a torcida especial de sua família. “Cada vez que chego nesta Volta ao Cristo é mais um sonho realizado. O amanhã pertence a Deus, não sei ano que vem estou aqui, mas se depender da minha vontade ainda vou correr muito aqui e Ele, lá em cima, vai fazer isso por mim”, completa João Canarinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário