quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vôlei brasileiro inicia caminho para o Mundial em Poços de Caldas


Poços de Caldas, MG - Mais uma vez Poços de Caldas faz parte do roteiro de uma seleção de base do voleibol brasileiro antes de uma importante competição.
As meninas do infanto-juventil se preparam para o Campeonato Sul-Americano que acontecem em novembro no Peru. A competição é classificatória para o Mundial da categoria que será realizado em 2013 na Tailândia.
O time comandado por Maurício Thomas fica em Poços poucos dias. No domingo a equipe deixa a cidade. Antes o time deverá realizar um amistoso diante da Associação Atlética Caldense. O jogo está previsto para o próximo sábado.
Para o supervisor Hélcio Nunan, a vinda para Poços de Caldas faz parte de uma estratégia vencedora que acontece há 15 anos. “Estar em Poços de Caldas é uma satisfação muito grande. Somos recebidos com muito carinho pela cidade e isto acaba fazendo muito bem para todo o grupo”, disse Hélcio. A equipe  realizará treinamentos no ginásio da Caldense. Nunan elogiou a estrutura do clube. “É um clube excelente e nos acolheu muito bem nesta estadia em Poços de Caldas. Apesar do frio estar “bravo”, vamos aproveitar bem este períodona cidade”, disse o supervisor.
O time que está em Poços de Caldas é formado por meninas na faixa etária até 16 anos. A delegação é composta por 14 atletas e seis dirigentes. “O trabalho de formação desta nova geração do vôlei brasileiro tem sido muito grande. A formação de um time feminino está um pouco abaixo do masculino. Enquanto os homens estão com uma boa safra que deve gerar bons frutos no futuro, as meninas ainda precisam de mais pesquisa. Estamos trabalhando duro, mas não é fácil buscar novos talentos hoje em dia”, disse Nunan. “Estamos pensando nas Olimpíadas em 2020 e acredito que até lá devam surgir novos talentos”, disse o experiente dirigente.
Para o técnico do Brasil, Maurício Thomas, ainda é cedo para avaliar o trabalho. Ele acredita que apesar das dificuldades neste início, o time brasileiro tem talentos e pode dar bons resultados num futuro próximo. “Este trabalho é o começo da geração 96/97.  É o primeiro ano de infanto-juvenil e estamos focados na busca pela vaga para o Mundial. Temos ainda muito trabalho até lá, mas acredito muito na tradição do voleibol brasileiro em conseguir bons resultados”,disse o treinador. Para conseguir a vaga no Mundial, o Brasil precisa ser campeão no Sul-Americano. “Poços de Caldas sempre nos trouxe boas lembranças, sempre fomos muito bem recebidos aqui, por isto estamos novamente iniciando aqui este importante trabalho”, completou o treinador.
Após a estadia e treinos em Poços, as meninas ganham quatro dias de folga. O próximo passo da preparação será uma excursão pela Europa onde disputa uma competição com China e Itália. “Para montar este grupo fizemos um trabalho bem diferente. Viajamos por todo o Brasil, coisa que nunca tinha acontecido, Fizemos clínicas em todos os Estados e foi um trabalho bem produtivo!”, contou o treinador.
Ao todo foram avaliadas 215 atletas de potencial de seleção brasileira e 20 meninas foram selecionadas. “Foi uma escolha bem difícil, mas foi um trabalho bem bacana, conseguimos atletas com potencial interessante, um biotipo muito bom. Algumas destas meninas podem estar na Olimpíada em 2020 e é para isto que vamos trabalhar”, finalizou o treinador.

Nenhum comentário: