domingo, 2 de abril de 2017

Secretário fala sobre a busca de parceiros para recuperação das praças esportivas

Poços de Caldas, MG - A cidade tem uma das melhores estruturas na área esportiva do Brasil. São ginásios, campos, enfim, muitas opções que já receberam competições nacionais importantes, como as Olimpíadas Escolares, entre outras. O problema é que este grande número de espaços requer manutenção e esta manutenção há tempos não está sendo feita. Resultado disso são locais com aspecto de abandono, problemas com pombos, goteiras e até estrutura. A administração afirma que não tem dinheiro para soluções e com isto está tentando que os empresários da cidade se interessem pela recuperação. Dia 22 de março os atos oficiais do município divulgaram os locais que devem ser atendidos e como será feito.
O Mantiqueira conversou com o secretário de Esportes Wellington Guimarães, o Paulista, que falou sobre o assunto.

Mantiqueira - Como será a busca de parcerias público-privadas para a realização de melhorias nas praças esportivas da cidade?
Paulista - Tudo será feito através de editais com um chamamento público. O objetivo é buscar parceiros na iniciativa privada para a recuperação de algumas praças esportivas da cidade que estão precisando urgente de melhorias.

Mantiqueira  - Temos problemas em praticamente toda a cidade. Poços conta com um grande número de praças esportivas, porém, a manutenção sempre deixou a desejar. Você acredita que aparecerá interessados para todos os locais que estão precisando?
Paulista - Vamos buscar os parceiros para tentar alavancar as melhorias de todas as praças esportivas. Tentaremos atender a todos ou pelo menos quase todos os locais que precisam e proporcionar para a comunidade de Poços de Caldas locais mais adequados e com melhor qualidade para suas atividades.

Mantiqueira - O que a empresa interessada neste projeto terá de vantagens?
Paulista - A empresa terá direito a usar o espaço para divulgar sua marca e ao mesmo tempo estará colaborando conosco a manter um local digno para a população.

Mantiqueira - E as melhorias serão completas nas praças esportivas, abrangendo desde pintura até mesmo a parte estrutural?
Paulista - Cada local requer um determinado tipo de cuidado, mas no geral vamos abranger tudo o que estiver precisando.

Mantiqueira - Você já tem um tempo como secretário e certamente conhece todos os problemas das praças esportivas. O que você detectou neste período?
Paulista - Detectamos problemas muito sérios, alguns até mesmo com comprometimento estrutural grave. É preciso deixar claro que estes problemas não são novos, são de algum tempo e por isto estamos buscando alternativa da parceria público-privada para resolver estes casos. Tenho certeza que esta ação, aliada a outras que a própria prefeitura irá fazer, vai melhorar todos os locais.

Mantiqueira - Na lista de locais que saiu publicada nos atos oficiais do município não vimos o nome dos estádio Ronaldão e Bandolão. Por que estes locais ficaram de fora?
Paulista - Existem algumas situações que a lei não nos permite e por isto fica mais complicado tentar alguma coisa de imediato. Estes dois casos que você citou são exemplos. Vamos procurar num primeiro instante atuar onde temos possibilidades.

Mantiqueira - Você, a exemplo de outros secretários que já passaram pela pasta, é alvo de duras críticas. Como tem lidado com isto?
Paulista - Recebo muito bem estas críticas. Elas são verdadeiras e são feitas sobre algo que nos incomoda também. Não estou em paz com as críticas assim como não fico em paz com a atual situação e por isto vamos buscar soluções. Temos a necessidade de melhorar o que está ruim e os críticos podem ter certeza que estamos trabalhando duro.

Mantiqueira - Vimos ainda na publicação dos atos oficiais que parques da cidade também fazem parte do edital. Como está este trabalho?
Paulista - São outras situações que também envolvem outras Secretarias, como a de Serviços Públicos e de Turismo, que vão atuar nestes locais. São melhorias que acontecerão em infraestruturas da cidade. A administração do prefeito Sérgio Azevedo quer proporcionar um grande benefício para toda a população.

Mantiqueira - E quando este edital chamando as empresas será publicado e quando começará o processo licitatório?
Paulista - O mais rápido possível. Temos uma reunião agendada para os próximos dias e vamos padronizar como o edital deve ser feito, nos organizar e depois fazer o edital. É tudo para já e em breve este edital estará sendo publicado e esperamos a colaboração das empresas da cidade.

Nenhum comentário: