quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Caldense deve mandar seus jogos nas manhãs de domingo

Horário bastante utilizando pelo Vulcão durante seus jogos pelo Campeonato Mineiro do Módulo II deve ser copiado pela Caldense no Campeonato Mineiro de 2012. O time deverá mandar seus jogos aos domingos às 10h30. Segundo o presidente Antônio Bento Gonçalves o primeiro jogo será apenas um teste e se agradar a torcida será adotado para o restante da competição.
"Depois do jogo o torcedor pode almoçar com a família e ainda ter todo o domingo livre para seu descanso", disse o presidente.
A ideia surgiu no arbitral realizado ontem na sede da Federação Mineira de Futebol em Belo Horizonte. Alguns clubes quiseram mandar jogos em horários alternativos e a proposta foi aceita na reunião. Democrata e Nacional pedem que tenham preferência para jogar em casa às 20h30 de segunda-feira. Boa Esporte e América-TO querem jogar às 10 horas de domingo. Já o Tupi prefere jogar aos sábados e a Caldense escolheu o horário de 10h30 de domingo.

O arbitral
A reunião na sede da Federação Mineiro reuniu os12 clubes que irão disputar o Campeonato Mineiro. A fórmula de disputa e as regras foram definidos pelos representantes de todas as diretorias.
A disputa será em turno único, com dois rebaixados. Quatro clubes se classificam para o mata-mata, disputado em duas partidas. Na semifinal, não há restrição quanto à capacidade mínima dos estádios. Para a decisão, os palcos deverão ter pelo menos cinco mil lugares para os torcedores.
O campeonato começa no dia 29 de janeiro e se encerra em 13 de maio. Jogadores podem ser inscritos até 23 de março. O valor mínimo dos ingressos ficou acordado em 10 reais.

Regras
Forma de disputa será a mesma da competição de 2011 já que o Estatuto do Torcedor prevê que essa permaneça por no mínimo dois anos seguidos. A primeira fase será em turno único, jogando todos contra todos, sendo os dois últimos colocados rebaixados para o Módulo II e classificando-se as quatro melhores equipes para semifinal, que se enfrentam no sistema de mata-mata. Os dois classificados dessa fase disputam à final, no qual será conhecido campeão e vice. Ficou acordado também que as agremiações poderão inscrever seus atletas até dia 23 de março, data final para os clubes definirem seus times. Para os estádios, ficou mantido que não haverá restrição quanto as suas capacidades, com a ressalva dos jogos finais que só deverão ser realizados em praças com capacidade superior a cinco mil.
A arbitragem, muito discutida, ganhou credibilidade, não só segue apitando a primeira fase como não foi vetada para a grande final, que será avaliada durante toda a competição.

Interior quer mudanças
Para a temporada de 2013 o interior pede mudanças urgentes. As equipes querem oito classificados para a segunda fase e não apenas quatro como estão sendo disputado. O problema é que os grandes clubes de Minas não querem mudanças. O presidente do Atlético Mineiro, Eduardo Maluf chegou a dizer que é a pior fórmula possível e para ele manter como está é a melhor solução.

Caldense
O presidente da Caldense Antônio Bento Gonçalves defende as mudanças na fórmula de disputa. "Queremos uma fórmula mais justa em 2013. O campeonato precisa agradar a todos e não apenas este ou aquele. Do jeito que está não estamos satisfeitos", disse Bento Gonçalves. Sobre o arbitral ele disse que tudo ocorreu dentro do esperado. "Agora não dava para mudar nada por causa do Estatuto do Torcedor. Vamos jogar este ano com as mesmas regras do ano passado, porém, deixamos claro que queremos mudanças", disse ele.

Bola rosa
Durante o arbitral de ontem foi apresentado à nova bola que será usada no Campeonato Mineiro de 2012. Branca, com detalhes rosa ela chamou a atenção da maioria presente na reunião. "Vai dar o que falar", disse um dos dirigentes presentes. A nova bola, da marca Penalty, que rolará nos gramados mineiros é do modelo mesmo dos anos anteriores diferenciando-se apenas na estampa.

Nenhum comentário: