quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Jiu-Jitsu muda vida de crianças e adultos de Poços de Caldas

 O esporte é a melhor opção de uma nova opção de vida. Em Poços de Caldas alguns projetos de jiu-jítsu conseguem atrair meninos e meninas, que através da modalidade, sonham com vitórias, medalhas ou apenas, uma vida melhor.

 São José
Um dos bairros mais carentes da cidade, o São José tem no jiu-jítsu uma válvula de escape para parte de seus moradores saírem da rotina. Tiago Fernando Rodrigues, formado pelo mestre Paulão Rezende dá aulas no recriança daquele bairro e atende cerca de 200 crianças e adolescentes.
Professor de Educação Física formado, Tiago leva para a comunidade diversas modalidades esportivas, porém o jiu-jítsu é a mais procurada.
“A abordagem do jiu-jítsu é muito dinâmica, trabalha muito a hierarquia, o respeito, disciplina, tudo que faz muito bem para a criança”, disse o professor, que tem entre seus alunos o próprio filho. “Trabalhar com criança requer bastante dedicação, ainda mais num local com tanta criança carente onde estou. O interessante é que quando estão no tatame, praticando a modalidade, eles esquecem os problemas do dia a dia e isto acaba se tornando gratificante para mim”, disse Tiago. O professor já trabalhou em diversas áreas carentes da cidade e por isto adquiriu uma bagagem muito boa para lidar com diversas situações. Tiago acredita que a experiência como pai acaba facilitando o trabalho com os pequenos. “Às vezes converso com meu filho sobre a vida, passando uma educação boa para ele e os meninos que estão treinando acabam se aproximando e pedem o mesmo ensinamento. Trato todos igual e vamos nos transformando numa grande família”, fala Tiago. “Além de professor sou um amigo deles, por isto temos uma boa troca de referência”, completa o professor, que tem vários títulos na carreira. Faixa preta, Tiago acredita que dificilmente deixa de trabalhar com crianças.
Guilherme Seije Rodrigues, filho de Tiago vê no esporte a chance de crescer na vida e um dia disputar grandes campeonato Brasil a fora. “Gosto muito do Jiu-Jítsu e quero seguir sempre adiante”, disse Guilherme.

 Uma Nova pessoa
Para a mãe de Maicon Gonçalves, seu filho é outra pessoa desde que começou a prática do jiu-jítsu. “Ele melhorou demais, está indo na escola direitinho, parou de arrumar brigas e em casa seu comportamento é outro, nem parece o mesmo Maicon de algum tempo atrás, tudo graças ao jiu-jítsu.”, disse Maria de Lourdes.

Nenhum comentário: