sexta-feira, 6 de julho de 2012

4ª etapa do Mineiro surpreende Federação


GUSTAVO MENDANHA
AC&M Caldense

Poços de Caldas, MG - No último domingo, dia 1º, a Federação Mineira de Squash (FMS) conheceu os campeões da 4ª etapa do circuito estadual 2012, que abrigou também uma rodada do Campeonato Brasileiro Profissional Masculino e Feminino de Squash na sede da Associação Atlética Caldense. Durante todo o fim de semana, cerca de 120 atletas de todo o Brasil – divididos em 11 categorias –, estiveram em Poços de Caldas, onde promoveram grandes espetáculos nas quadras do clube.
O sucesso do evento foi mostrado nos números da competição. A etapa da Caldense foi a que teve o maior índice de inscrições no Brasil, tornando superior também o número de jogos realizados nos três dias de torneio, mais de 120, no total, fato suficiente por arrancar elogios da organização, além de uma frase célebre do presidente da Federação Mineira de Squash, Daniel Penna. “Poços já é a nossa segunda casa”, disse o mandatário.
Além das marcas atingidas pela organização com a realização das etapas do Mineiro e do Brasileiro na sede do clube, dentro de quadra os melhores jogadores do país deram um show de habilidade e resistência ao público espectador, com belos ralis, numa modalidade que é apontada pela revista Forbes como a melhor prática desportiva já criada em todos os tempos.
O público poços-caldense já mostra indícios de ter aderido ao squash. Prova disso é a participação de 30 atletas da cidade na etapa do Mineiro, alguns dos quais conquistaram bons resultados em suas categorias. O destaque de Poços mais uma vez foi o atleta e diretor de Squash da Caldense, Franco Martins. Além de atuar no papel de co-organizador do evento, como jogador, concorreu em duas importantes categorias do torneio.
Na sexta-feira (29), Franco disputou o Qualifying Draw para tentar uma vaga no grupo seleto dos 16 atletas classificados para a etapa do Brasileiro Profissional, mas foi derrotado pelo veterano Kiko Frisoni – ex-número 1 do ranking brasileiro e 11 vezes campeão nacional –, atualmente, professor da Clínica de Squash da Caldense. No sábado (30) e domingo, o atleta poços-caldense disputou a 2ª Classe Masculina do Mineiro e, depois de vencer duas difíceis partidas, contra Alexandre Nagem e Eduardo Oliveira, Franco Martins se classificou para a final da categoria. Já na decisão, o atleta de Poços ficou com a medalha de prata após ter sido derrotado por Ricardo Pigatto por 3 sets a 1.
Para o diretor de Squash da Caldense, a realização das etapas do Mineiro e Brasileiro na sede do clube consolidou Poços de Caldas como um grande polo do squash nacional. “Estou muito feliz pelo sucesso do evento, que superou as nossas expectativas desde antes do início dos jogos, ainda na fase de inscrições. E durante todo o período de competições, vimos os atletas jogando em alto nível, bastante motivados por disputarem a etapa da Caldense. Nos três dias de evento, só tivemos alegrias e grandes espetáculos em quadra. Toda a nossa equipe trabalhou duramente para receber bem os 120 competidores do torneio, e tivemos um retorno muito positivo por parte dos jogadores. Isso mostra que o clube e a cidade já conquistaram seu espaço na história do squash brasileiro, o que me deixa duplamente satisfeito, como jogador e também como dirigente”, declara Franco Martins.
Na etapa do Campeonato Brasileiro Profissional Masculino e Feminino, os atletas melhores colocados somaram importantes pontos para o ranking mundial de squash. Entre as mulheres, a campeã foi a experiente Karen Redfern, paulistana, considerada uma das melhores jogadoras de todos os tempos, venceu a gaúcha Marina Costa na final por 3 sets a 1, com parciais de 9-11, 11-8, 15-13 e 11-5.
Já no Masculino, o título ficou mais uma vez com o número 1 do ranking brasileiro, Rafael Alarcon, que não teve dificuldades para derrotar o caxiense Vinicius Costa na decisão do torneio. O placar do jogo ficou de 3 sets a 0 para o paulistano, com parciais de 12-10, 11-7 e 11-8. O campeão da etapa da Caldense, considerado imbatível por estar invicto há anos no país, diz que hoje seu maior desafio no esporte vai além das quadras.
“Estou feliz por mais este título e, sobretudo, sou um atleta satisfeito por todas as conquistas que já tive em minha carreira esportiva. Hoje, meu principal desafio é conseguir fazer do squash um esporte olímpico. Já conseguimos competir no Pan, e agora o próximo passo são as Olimpíadas. Acredito que no dia em que conseguir este feito e competir na primeira edição, vou me dar por satisfeito, e assim poderei dizer que todos os meus objetivos no squash foram cumpridos”, revela Alarcon.

Nenhum comentário: