sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Empresário de futebol visita CT da Caldense

PRISCILA LOIOLA
ACS/Caldense/Futebol

Na tarde de ontem, o empresário Oliveira Junior, que já foi representante de jogadores como Roberto Carlos e Juninho Paulista, visitou o Centro de Treinamento Ninho dos Periquitos, da Caldense, em Poços de Caldas, a convite de dois grandes amigos: o gerente de futebol do clube, Alex Joaquim, e o treinador Ademir Fonseca.
Oliveira Junior já trabalhou como narrador pela Globo de São Paulo, até que resolveu trocar de profissão: escolheu ser agente de jogadores de futebol. Ele ganhou notoriedade no mundo esportivo quando se tornou procurador, por dez anos, de Roberto Carlos, que foi lateral-esquerdo da Seleção Brasileira e do Real Madrid. Oliveira também foi o segundo agente FIFA do Brasil. “Hoje eu tenho 52 anos de idade, e há quase trinta eu trabalho com futebol. Tive mais de duzentos atletas agenciados, como - além do Roberto e do Juninho Paulista - Leandro Amaral, Mineiro e Zé Roberto. Na época da Parmalat, 90% das contratações a gente é que fazia”, conta Oliveira.
Oliveira conta da sua amizade com o presidente do Barcelona: “Quando o Sandro Rossel era diretor da Nike na América do Sul e vinha ao Brasil para cuidar da Seleção, ele sempre ficava em minha casa. Mantenho boas amizades”.
Oliveira também se destacou a frente do Ituano, clube o qual arrendou em 1999 e onde fez um trabalho vitorioso. Ele participou das maiores conquistas do time: campeão Paulista em 2002 e campeão da Série C do Brasileiro em 2003. “Deixei a administração do Ituano em 2006, mas nunca deixei de torcer pelo seu sucesso”, afirma Oliveira.
Oliveira Junior teve como um de seus primeiros agenciados o atual treinador da Veterana, Ademir Fonseca. “No início da minha carreira como agente, eu levei o Ademir do Joinville para o Commercial de Ribeirão Preto. Ele sempre foi um jogador que demonstrou muita liderança, e hoje tem uma ótima carreira como treinador. Quando fomos campeões paulistas com o Ituano, era o Ademir o técnico”, lembra.
O empresário faz questão de ressaltar a gratidão que possui com Jânio Joaquim, ex-gerente de futebol da Caldense, e com Alex Joaquim, atual gerente. “Na época do Ituano, o saudoso Jânio e o Alex sempre nos ajudaram nas nossas pré-temporadas, cedendo campo para treinarmos. Sempre pudemos contar com eles”, ressalta. Alex Joaquim também destaca a importância que Oliveira teve em sua vida: “Eu tive o prazer de trabalhar muito tempo com ele no Ituano, como jogador, e depois, quando eu machuquei, foi ele quem me deu a oportunidade de iniciar a carreira de supervisor de futebol. Ele bancou muitos cursos para mim na Federação Paulista, cursos com advogados para eu aprender as leis do futebol, então eu devo muito a ele por tudo que me fez. Para mim, é um dos maiores empresário do futebol brasileiro”, finaliza.

Nenhum comentário: