domingo, 19 de fevereiro de 2012

Projeto Raquetinha volta com força total

Em 2001, Poços de Caldas contava com uma iniciativa que levava o tênis para diversas crianças da cidade. O Projeto Raquetinha era uma parceria da Academia Tennis Center com a Secretaria Municipal de Esportes. Na época, os organizadores procuraram diversas escolas da cidade na busca por praticantes para a modalidade. O sucesso foi tamanho que o projeto arrastou inúmeros pequenos tenistas poços-caldenses para as quadras da academia. O projeto foi apadrinhado por Tomas Kock, uma das lendas do tênis brasileiro e o sucesso do Raquetinha surpreendeu a todos. O projeto teve dois bons anos de atividade, porém, devido a falta de verba, teve que ser encerrado em 2003. Os organizadores lutaram durante os anos seguintes na tentativa de retomar o Raquetinha. Em 2007, com recursos próprios, ele voltou, para alegria das crianças da cidade. O padrinho desta segunda edição foi Fernando Meligeni, outro ídolo do tênis brasileiro. Após duas produtivas temporadas, foi paralisado novamente.
O Retorno - Este ano o projeto está de volta. Sérgio Alcântara, o professor Serginho, da Academia Tennis Center entrou com um pedido na Lei de Incentivo ao Esporte e conseguiu aprovação. A atividade deve retornar em março com força total.
Serginho conta que não foi fácil a retomada do projeto. Ano passado houve uma tentativa de colocar o Raquetinha novamente em atividade, mas o projeto não foi aprovado devido a problemas com documentação. "Não desanimamos e este ano melhoramos um pouco o projeto, fizemos uma leitura melhor do edital e conseguimos passar", conta o professor. Vale ressaltar que 36 projetos foram avaliados pela comissão especial e apenas 12 foram classificados. Segundo Luiz Eduardo Cassaro, um dos membros da comissão, todos os projetos reprovados apresentaram algum tipo de problemas na documentação.
Massificação - "Este projeto é muito importante. Queremos massificar o tênis e temos no Raquetinha um caminho para isto", disse o professor. O projeto será realizado em conjunto com a Escola Municipal Júlio Bonazzi, que fica no bairro Santa Maria, e deverá atender cerca de 200 crianças. A escola foi escolhida por ficar nas proximidades da Academia Tennis Center, palco das aulas do Raquetinha. Alguns detalhes ainda estão sendo definidos e maiores dados do projeto ainda não foram divulgados. Estão em discussão os dias e horários das aulas. "Crianças que fizeram parte do Raquetinha em tempos passados ainda lembram com carinho daquela época. Alguns cobravam a volta do projeto insistentemente e ficaram felizes com a nova oportunidade", conta o professor Serginho. "
Serginho disse que na fase final do Raquetinha será realizada uma competição para premiar os garotos participantes. Segundo o professor, existe a possibilidade de vinda de um tenista profissional para apadrinhar o projeto, a exemplo de Tomas Kock e Fernando Meligeni em temporadas passadas. O Raquetinha vai atender crianças na faixa etária de 6 a 14 anos entre meninos e meninas e deve ser encerrado em dezembro.
Reunião - "Faremos algumas reuniões com a diretora da escola e depois vamos conversar com os pais dos meninos. Vamos explicar como será realizado o projeto, saber os dias e horários que a grande maioria destas crianças tem disponível para agendarmos as aulas", disse Serginho. A apresentação do projeto é a primeira etapa do Raquetinha. As aulas em quadra devem começar no início de abril.
Kits - Para a viabilidade do projeto Raquetinha a Academia Tennis Center está trazendo da Universidade Federal de Santa Catarina um kit com raquetes, bolas, redes, DVD e apostilas, que serão colocados à disposição dos alunos. Será realizado ainda o curso de capacitação para professor. "A faculdade está implantando o projeto Tênis na Escola em várias partes do Brasil. Poços será a primeira cidade de Minas a aderir este projeto que é aprovado pelo Mec. O tênis hoje é um esporte curricular e vamos iniciar este projeto em Poços através do Raquetinha", contou Serginho.
Interesse - Serginho acredita que o projeto Raquetinha deva estimular a prática do tênis pelas crianças da cidade. "O Raquetinha é um projeto social que vista trazer novos tenistas, novos professores, árbitros, entre outros", conta o professor. "Temos um caso muito interessante aqui na Tennis Center de um aluno que começou conosco e cresceu profissionalmente graças ao tênis", disse, lembrando de Wesley Souza, que durante anos frequenta as dependências da Tennis Center. "Ele começou na academia através do Raquetinha e nunca mais deixou mais o tênis", conta. Wesley chegou a trabalhar pegando as bolas durante os torneios para viabilizar sua participação nestes mesmos torneios. "Aos 16 anos ele começou a trabalhar conosco, sendo aqui seu primeiro emprego. Depois ele se tornou professor de tênis da academia e chegou a formar alguns alunos. Dedicado, passou na faculdade de Engenharia Mecânica e continuou crescendo. Através do tênis ganhou oportunidade de trabalhar na Phelps e hoje está contratado daquele empresa. Tudo isto aconteceu em sua graças ao Raquetinha, isto nos enche de orgulho", finalizou Serginho.
Wesley já completou um ano na Phelps é a grande prova de que o projeto Raquetinha cumpre sua missão de formar cidadãos.

Nenhum comentário: