domingo, 12 de fevereiro de 2012

Pista inacabada atrasa projetos do Bicicross Poços Clube

O bicicross de Poços de Caldas vive momentos de incerteza. A modalidade, que já revelou atletas como Elton Chiarelli, Juliano Moreno, Luciano Roque, Renato Rezende, entre outros, hoje sequer é a sombra do que já foi. A cidade já foi considerada uma referência no Brasil numa época em que contava com grande apoio da Frigonossa. Agora está sem pista de treinamentos há mais de um ano e os meninos tiveram que se virar neste período para praticar o esporte. Muitos treinaram em pistas improvisadas, outros na rua, em meio ao trânsito, e os mais radicais foram embora da cidade, caso dos irmãos Rezende que estão em Paulínia. Renato Rezende é possível representante do Brasil nas Olimpíadas de Londres e é um dos mais críticos da situação de Poços de Caldas. "Lamento pelos meninos que não puderam sair e tiveram que ficar sem uma pista para treinamentos", disse ele ao Mantiqueira. O atleta está no Chile disputando uma prova do ranking latino. Se ele se sair bem aumentam consideravelmente suas chances de estar nos jogos olímpicos.
Pista no final de março
O Mantiqueira procurou o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos para saber a real situação da pista de bicicross na cidade. Ele garantiu que desta vez a pista ficará pronta e o prazo dado é final de março. Segundo ele, faltam alguns materiais para serem comprados. "Já fizemos o pedido e logo estaremos de posse deste material. Garanto que no fim de março a pista será entregue aos atletas de Poços de Caldas e esta situação lamentável terá fim", disse. No entanto, há quem divide. Um dos meninos que estão treinando na atual pista, que está inacabada, disse que só acredita vendo. "Logo eles inventam algum problema. Ou as chuvas de março ou a máquina que mais quebra do que fica inteira. Todo dia este bendita máquina tem problemas, é lamentável", disse o atleta, que preferiu não se identificar.

Bicicross Poços Clube
A reportagem procurou a presidente do Bicicross Poços Clube Terezinha Moreno, que, diferente dos atletas que estão desacreditados, confia na palavra do secretário. Terezinha quer recolocar a modalidade como uma fábrica de campeões, como já foi um dia. Responsável pelo Bicicross Poços Clube até 2002, Terezinha voltou ao comando da entidade ano passado e encontrou uma situação bastante complicada. Havia problemas de documentação e outros vários assuntos deixados pela administração passada. Os primeiros meses foram para regularizar estas pendências. Este ano os planos são grandes e a expectativa do crescimento da modalidade é grande; 22 pilotos foram filiados na Federação Paulista, fato que não acontecia há vários anos. "Hoje o clube está em ordem, todos os documentos foram regularizados, os meninos estão animados e a Secretaria Municipal de Esportes está nos dando um bom apoio, além da NeoNutri, e por isso existe motivos de sobra para estarmos animados", disse Terezinha.

"O que está faltando é pista"
A paciência para esperar a construção da pista, parada desde o final de 2010 para reformas, acabou. Terezinha tem sido dura nas cobranças e acompanha de perto o andamento das obras. Durante a semana foi possível ver a presidente do clube no parque municipal por volta das sete da manhã monitorando a máquina que fica no local. A máquina mais quebra do que trabalha. "Quando assumi o clube a pista estava no chão. Já assumi ouvindo a promessa de que esta pista ficaria pronta em breve. Foi uma novela, com direito a imprensa pegando no pé, a máquina que não parava de quebrar, uma situação lamentável. Agora o secretário de Esportes empenhou a palavra que desta vez a pista sai. A gente acredita, tanto na palavra dele quanto na do Marquinhos [Marcos Salles], secretário de Serviços Públicos e estamos ansiosos para ver a pista em atividade", disse.
Esta semana, a máquina realmente esteve no parque municipal realizando o trabalho de terraplanagem, no entanto, pelo menos um dia ela ficou sem trabalhar por causa de novos problemas mecânicos. Terezinha, no entanto, não acredita que a pista fique pronta no prazo dado pelo secretário Santos. Para ela, antes do final de abril dificilmente o local vai estar em condições de uso pelos atletas.

Alternativas
Enquanto a pista de Poços não fica pronta, os atletas se viram como podem. Muitos treinam em terrenos baldios, outros se deslocam até a vizinha cidade de Botelhos e alguns treinam na própria pista do parque municipal em obras. Terezinha disse que pediu para que a Guarda Municipal fiscalize a situação dos meninos que estão optando pelo treinamento no parque municipal. Ela disse que autorizou a GM a fazer apreensão das bicicletas dos meninos estiverem treinando sem equipamentos de segurança. A reportagem esteve no local e viu que as ordens da presidente do clube não estão sendo seguidas. Um garoto treinava no local sem qualquer equipamento de segurança e era observado por uma GM, que não estava muito interessada em repreendê-lo. "O local tem alguns obstáculos prontos, alguns paredões e a molecada aproveita qualquer morrinho, não quer perder tempo", contou Terezinha.

Temporada
Animada com a possibilidade contar com a pista em breve, Terezinha vislumbra uma temporada repleta de novidades para o bicicross de Poços de Caldas. O Bicicross Poços Clube disputará oito etapas do Campeonato Paulista e quatro etapas do Campeonato Regional de Paulínia. Para disputar estas 12 etapas no ano Terezinha conta que precisa de algum apoio de pais de alunos na questão do transporte. "Conversamos com os pais e explicamos a situação. Temos um determinado valor da prefeitura, mas ainda vamos precisar de um pouco de ajuda. Alguns pais se interessaram em viajar com a delegação e vão ajudar nas despesas. Temos ainda uma ajuda da NeoNutri nas inscrições dos atletas. Os pilotos melhores colocados nas provas terão o valor pago integralmente, até mesmo como incentivo para continuarem se dedicando ao esporte", disse.

Escolinha
Terezinha comentou ainda a situação da escolinha do bicicross. Em 2010, não houve atividades dos alunos e os projetos do Bicicross Poços Clube são de retomá-las. "Temos de pensar ainda como vamos resolver, pois, sem pista, não tem como fazer nada. Precisamos que a pista fique realmente pronta para darmos continuidade neste projeto".
Projeto aprova
Terezinha conta que teve um projeto aprovado pelo DME e também depende da pista para colocar em prática as atividades. Neste projeto serão incluídos menores carentes e as crianças com necessidades especiais. Foi firmada uma parceria com a Apae e a atividade esportiva deverá ajudar no dia-a-dia das crianças. "Teremos pessoas separadamente para cuidar deste projeto, pois as crianças realmente necessitam de um acompanhamento especializado. Os treinamentos serão diferenciados e estamos bastante empolgados com este projeto também. Mas, volto a frisar, precisamos da pista para que este projeto saia do papel", conta Terezinha.
Baixas
Terezinha lamentou o desfalque no bicicross de Poços de Caldas com a saída de Renato Rezende. "Não foi só o Renato que foi embora, dois irmãos e dois amigos resolveram acompanhá-lo. Infelizmente, a falta de estrutura neste sentido acabou tirando estes meninos da cidade e é isso que queremos resolver o mais rápido possível. A cidade não pode ficar mais sem uma pista para que outros meninos não resolvam ir embora também", lamenta Terezinha.
Com a saída de Rezende, os meninos da cidade perderam um espelho e o prejuízo na modalidade local pode ser grande. Terezinha viu o início da carreira de Renatinho e não se surpreende pelo momento vivido pelo atleta que busca vaga nas Olimpíadas de Londres. "Vi este menino começar no esporte, viajamos muito juntos, ele sempre foi muito dedicado, por isso merece tudo que está acontecendo. Ele realmente não podia ficar em Poços. Quem sabe ano que vem, no outro ano, um dia, ele não encontre aqui a estrutura que precisa para continuar sendo um atleta de ponta. Acredito que mesmo tendo ido embora, ele continua sendo o espelho dos meninos de Poços. O Renato é muito querido e amigo da grande maioria", falou.

Competições em Poços
A cidade não fará parte do calendário oficial de competições. Terezinha tinha vontade de trazer uma etapa do Paulista para Poços de Caldas, no entanto, a indefinição da pista acabou fazendo a presidente do clube mudar de ideia. Existe a possibilidade da realização de uma competição local para mostrar para a população a evolução do esporte na cidade. A previsão é que esta competição aconteça no segundo semestre. "Estou acompanhando de perto a obra porque precisamos de uma boa pista para termos condições de realizar uma competição no local. Existem detalhes que só vamos ver depois dela pronta e por isso todo cuidado é pouco", disse. Sobre possíveis vandalismos, Terezinha conta que deverá haver uma fiscalização para que o local não seja depredado. "Vamos tentar ter um espaço para todos aproveitarem e queremos que este espaço seja o melhor possível", finalizou a presidente. Outro projeto do Bicicross Poços Clube é colocar uma pessoa que entenda do esporte para observar possíveis talentos. Os interessados em apoiar o Bicicross Poços Clube nesta retomada da modalidade na cidade podem entrar em contato pelo e-mail: moreno@pocos-net.com.br.

Nenhum comentário: