sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Poços de Caldas Rugby Clube vai disputar o Campeonato Mineiro

A equipe do Poços de Caldas Rugby Clube vai disputar em março o Campeonato Mineiro da segunda divisão.
A competição é organizada pela Federação Mineira. O time de Poços de Caldas estreia dia 24 contra Inconfidentes. No dia 21 de abril a equipe joga contra Campo Belo na casa do adversário. Dia 19 de abril o time de Poços joga contra Inconfidentes fora de casa e fecha sua participação nesta fase contra Campo Belo em Poços de Caldas. “É uma grande oportunidade disputarmos este campeonato, mas estamos precisando de apoio. Nosso esporte é pouco divulgado e por isto estamos encontrando dificuldades em buscar recursos”, disse José Roberto Eduardo de Souza Júnior, diretor executivo do Poços de Caldas Rugby Clube.

O rugby em Poços
O início do time foi de forma inusitada. Um grupo de amigos se reunia no parque municipal para treinamentos. Como o dinheiro era pouco, pois a maioria era de estudantes da Puc, e tinham nos estudos a prioridade, nem bola eles tinham para treinar. Foi aí que apareceu o argentino Aldo Raquita na vida dos jovens amantes da modalidade. “Eu estava morando em Poços de Caldas há pouco tempo e fui até o parque municipal fazer exercícios físicos. Vi um grupo de rapazes passando uma bolsa de mão em mão numa espécie de aquecimento. Fiquei um tempo observando e eles continuavam e a curiosidade falou mais alto, me aproximei e perguntei o que eles estavam fazendo. Para minha surpresa disseram que era Rúgbi”, disse Raquita, que começou a prática da modalidade na Argentina, mais precisamente na cidade de La Prata aonde chegou a disputar algumas competições como semi-profissional. “Não acreditei no que estava acontecendo e vi ali uma oportunidade de levar o esporte adiante aqui na cidade. Falei para eles esperarem um pouco e corri até minha casa e trouxe três bolas de rúgbi. Os olhos deles brilharam no mesmo instante e ali nasceu o primeiro time de rúgbi de Poços de Caldas”, lembra Aldo Raquita.
O treinador tinha experiência de sobra para passar aos rapazes de Poços de Caldas. Depois que deixou a Argentina ele passou um período nos Estados Unidos e por lá o rúgbi também fez parte de sua vida onde jogou em times universitários e ainda foi treinador de algumas equipes.
O rúgbi a primeira vista parece ser um esporte bastante violento. O contato físico é a tônica de uma partida e muitas vezes a impressão de que graves acidentes serão inevitáveis. Os praticantes do esporte, no entanto defendem o rúgbi com unhas e dentes e não admitem que o esporte seja violento. “Tem contato físico sim, mas todos estão treinados para dar e receber as pancadas. Ninguém entra numa partida sem estar devidamente preparado para o que vai encontrar pela frente”, disse Donatello, um dos jogadores do time de Poços de Caldas que tem papel importante na formação da equipe.  “O Danatello e o Zani são meus grandes aliados em não deixarem o esporte morrer em Poços de Caldas. São eles que incentivam os jogadores a continuarem os treinamentos e amam este esporte como poucos”, disse o treinador.

Serviço - Os interessados em fazer parte da equipe do Poços de Caldas Rugby Clube ou que querem apoiar o time podem entrar em contato com Donatello, Zani ou Raquita. Os telefones são os seguintes: 9958-8832 (Aldo); 9184-8911 (Donatello) ou 91987877 (Zani) ou ainda pelo site www.pocos. rugby.esp.br

Um comentário:

Marcelo Ribeiro do Valle disse...

Parabéns pela matéria, Paulo! Parabéns ao Aldo, ao Donatello e ao Zani que sem apoio nenhum conseguiram montar um time pra disputar o campeonato mineiro!