domingo, 12 de março de 2017

Caldense tem a segunda pior média de público do Campeonato Mineiro

RENAN MUNIZ
Lama Verde

Poços de Caldas, MG - A Federação Mineira de Futebol divulgou diversos dados e estatísticas do Campeonato Mineiro 2017. Foram ranqueados os jogos com os maiores e menores públicos, bem como os que mais deram lucro e prejuízo . Além disso, foram listadas as médias de público das equipes e o quanto cada uma lucrou com os jogos até a sexta rodada.
Ao analisar as informações, o que chama a atenção é que a Veterana possui a 2ª pior média de público do campeonato, com apenas 1.194 pessoas. Superando apenas o Tricordiano, que recebeu uma punição da federação e tem mandado seus jogos fora de casa. Como consequência disso, a Caldense tem levado prejuízo nos jogos realizados em Poços. Foram três partidas no Ronaldão e um déficit acumulado de 16.295 reais.
O mais curioso disso tudo, é que equipes que não vão bem no campeonato, como Democrata e América-TO, tem tido um desempenho bem melhor nesses quesitos. O time de Governador Valadares recebeu em média 4.523 torcedores e lucrou quase 340 mil até agora, enquanto a equipe de Teófilo Otoni tem levado em média 3.631 pessoas ao estádio e lucrou pouco mais de 140 mil reais.
Sabe-se que a quantidade de torcedores em um estádio está diretamente ligada a diversos fatores. Preço dos ingressos, importância do jogo, horário da partida e entre outros motivos, o principal deles: o desempenho do time. Convenhamos que a Caldense ainda está se encaixando nesta temporada, mas já há alguns anos não consegue manter uma boa média de público. É claro que alguns eventos atraíram um bom número de pessoas, mas foram pontos fora da reta.
Na semifinal do Mineiro 2015 contra o Tombense, por exemplo, um dos jogos mais importantes do Verdão nos últimos anos, atraiu 4534 pessoas. A Caldense estava há sete jogos sem levar gols, com a menor média de gols sofridos do mundo, brigava por uma vaga inédita na final e ainda disputava o título do interior, mas mesmo assim conseguiu levar ao estádio apenas o que o Uberlândia costuma levar em qualquer jogo.
Alguns irão dizer que determinadas cidades possuem uma população muito maior que Poços, que alguns times do interior já enfrentaram os grandes em casa e por isso têm média maior, que os horários dos jogos da Veterana não são favoráveis, que o time não vai bem, que os ingressos estão caros e blá, blá, blá. Algo precisa ser feito para melhorar esse panorama. O tempo está passando, os torcedores cobrando, a diretoria se justificando e as arquibancadas... bem, as arquibancadas continuam lá. Vazias.

Nenhum comentário: