terça-feira, 21 de março de 2017

Governo do Estado divulga regulamentos e primeiras sedes dos Jemg

Belo Horizonte, MG - A edição 2017 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) se aproxima. O Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e de Educação (SEE), divulgou o regulamento geral e os regulamentos específicos das modalidades que compõem o programa da competição, cujas inscrições serão abertas em breve.
Além disso, já foram definidas 47 das 49 cidades que serão sedes da fase microrregional, que acontece no âmbito das Superintendências Regionais de Ensino do Estado.
Neste ano, podem participar dos Jemg alunos-atletas das escolas públicas e particulares de Minas Gerais nascidos nos anos de 2005, 2004 e 2003 (módulo I), e 2002, 2001 e 2000 (módulo II).
As modalidades em disputa são atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5 e futebol de 7 (masculinos), ginástica artística, ginástica rítmica feminina, ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Flag football, parabadminton, rúgbi e skate acontecem em caráter de demonstração.

Municípios realizam seletivas - Considerada uma das maiores competições estudantis do Brasil, os Jemg mobilizam, todos os anos, milhares de alunos-atletas. Às vésperas da edição de 2017 do evento, municípios de todos os cantos do Estado já iniciaram etapas seletivas para apontar seus representantes nos Jogos. Essas seletivas, conhecidas como etapas municipais, são de responsabilidade das prefeituras e deverão ser realizadas em cada cidade que desejar participar dos Jemg. Segundo o regulamento, a participação do município na competição está condicionada à prévia realização da etapa municipal. Aquelas cidades que não puderem realizá-la deverão preencher o formulário de justificativa no sistema de inscrição.

Os Jemg acontecem em quatro etapas. A municipal é a primeira, de responsabilidade das prefeituras das cidades que queiram participar dos Jogos. Já as etapas microrregional, regional e estadual são organizadas pelo Governo de Minas Gerais, por meio da SEESP e da SEE.
Os campeões estaduais do JEMG representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional.

Nenhum comentário: