terça-feira, 28 de março de 2017

Com atleta de Poços, goalball é campeão dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens

Poços de Caldas, MG -  A seleção brasileira masculina de goalball conquistou a medalha de ouro e o bicampeonato dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens São Paulo 2017. A conquista veio com a vitória de 12 a 2 sobre a Argentina na final do último sábado.
A vitória por game aconteceu aos dois minutos do segundo tempo, quando Márcio Augusto Mariano, atleta de Poços de Caldas, anotou o 12º gol brasileiro. No goalball, quando uma equipe faz dez gols de diferença acaba a partida.

Campanha

A equipe comandada pelo técnico Alessandro Tosim já havia enfrentado a Argentina no Parapan de Jovens. Na estreia do torneio, venceu o rival por 10 a 0. O Brasil fez uma campanha excelente no Parapan, marcou 40 e sofreu apenas dois gols na competição. Além de vencer a Argentina duas vezes, a equipe aplicou o mesmo placar de 10 a 0 sobre o Equador na última quinta-feira e o México na semifinal.                      

Destaque

O atleta Marcio Augusto Mariano, 17 anos, que faz parte há três anos da Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas e participa do Projeto Superar Limites, foi um dos destaques da competição e agora aguarda a convocação para o Campeonato Mundial. Márcio comemora a boa atuação. “Estou muito feliz e destaco o apoio dos professores, colegas e familiares. Sempre procuro me aprimorar, levando as lições que o esporte possa me oferecer e representar o Brasil numa competição de alto rendimento é muito importante. A expectativa agora é para ir ao Mundial e novamente ter a chance de representar bem o Brasil”, falou Márcio.

O projeto

Para o professor Eraldo Sandi, do projeto Superar Limites de Poços de Caldas, o desempenho de Márcio mostra o belo trabalho que está sendo realizado na cidade. “O Márcio é um exemplo de que tudo vem acontecendo muito bem em Poços e desejamos a ele muita boa sorte”, falou Sandi. O Projeto Superar Limites no Paradesportivo conta com o patrocínio direto do grupo DME e incentivo institucional da prefeitura, através da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, com apoio da Unimed. “Eu como técnico do Márcio fiquei muito feliz com o resultado. Nós da equipe acreditamos muito neste menino e agora vamos aguardar para ver o que vai acontecer. Depois desta vitória brilhante contra a Argentina, com grande atuação do Márcio, temos que aguardar a convocação para o Mundial que será na Hungria e estamos na torcida para que ele seja convocado. É um grande menino e com um futuro brilhante”, falou o professor Eraldo Sandi.
O campeonato  - Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico. As partidas aconteceram entre os dias 20 a 25 deste mês. Cerca de mil atletas, com idades entre 13 e 21 anos, de 19 países, participaram e o programa da competição contou com 12 modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, halterofilismo, vôlei sentado, natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas. A organização é do Comitê Paralímpico Brasileiro.
No feminino participaram Brasil, Colômbia e México. No masculino os participantes foram Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, México e Peru. A seleção brasileira feminina contou com as atletas Amanda Emilly Fernandes de Santana (IERC-RN), Analice Ernesto Lopes (Apace-PB), Geovana Clara Costa de Moura (ADEVIRN-RN), Hoseanne Costa Pereira (ILBES-ES), Leticia Maria da Silva (ADUC-MG) e Lucilene da Silva Sousa (UEEJAA-PA). O time masculino teve os jogadores Adriano Rodrigues dos Santos (Ceprevi-SP), Emerson Ernesto da Silva (ICP-PB), Márcio Augusto Mariano de Carvalho (AADV-PC-MG). Pedro Lucas dos Santos (Santos FC-SP), Renan Bezerra da Silva (ICP-PB) e  Wallace Guilherme da Silva Lírio (Sesi-SP). A comissão técnica é formada por Paulo Sérgio de Miranda, coordenador, Alessandro Tosim, técnico (equipe masculina), Dailton Freitas do Nascimento, técnico (equipe feminina), Diego Gonçalves Colletes, auxiliar técnico (equipe masculina) e Jonatas Silva da Cunha Castro, auxiliar técnico (equipe feminina).

Nenhum comentário: