terça-feira, 7 de março de 2017

Mulher conquista espaço e respeito no futebol de Minas e do Brasil

Poços de Calda, MG - Na última segunda-feira, a Caldense enfrentou o Tupi de Juiz de Fora no Ronaldão e no trio de arbitragem destaque para Helen Aparecida Gonçalves Silva Araújo, auxiliar naquela partida. Segura o tempo todo, Helen teve desempenho exemplar, agradou aos dois times, deixando o campo com o sentimento de dever bem cumprido. Mesmo num mundo ainda bem machista, Helen provou que as mulheres ganham espaço em um esporte antes dominado apenas pelos homens.
O Mantiqueira conversou com ela, que falou do amor que sente pelo esporte e de como é lidar com preconceitos, machismos e ainda ter que ser uma dona de casa.
Helen é árbitra assistente da Federação Mineira de Futebol e faz parte do quadro da Confederação Brasileira de Futebol, sendo ainda aspirante à Fifa. Atuando em competições desde 2009, sendo que durante quatro anos ela trabalhou no futebol amador até chegar ao profissional. “Este ano está sendo muito bom, estou tendo meu melhor aproveitamento pela Federação Mineira e estou muito feliz. Sei que é um caminho árduo, não é nada fácil, precisa de muita dedicação, mas é muito prazeroso e gosto muito de estar no meio do futebol”, disse Helen, que garante lidar bem com alguns torcedores e até mesmo jogadores que tentam se aproveitar do fato dela ser mulher. “Claro que tem um caso ou outro, mas a grande maioria é respeitosa e não causa maiores problemas. Esta profissão faz com que tenhamos algumas pedras no meio do caminho, mas vamos tentando quebrá-las e levar bem as batalhas do dia a dia”, conta. Ela destaca que sem determinação ninguém consegue nada em qualquer destino que escolha na vida. “Se você quer algo tem que superar as adversidades e correr atrás do seu ideal”, falou.
“Voltando a falar sobre preconceitos, infelizmente existem, mas a gente luta de todas as formas contra isto, buscam s um presidente de comissão de arbitragem que confia no trabalho feminino e com isto conseguimos as oportunidades. Sou casada, sou mãe e isto torna mais complicado, mas tenho minha família do meu lado e assim fica um pouco mais fácil. Outra adversidade são os treinamentos porque tenho que mostrar que possuo a mesma capacidade dos homens, fazer os mesmo índices dos homens, mas tenho muito foco e vontade e por isto estou conseguindo meu espaço”, falou Helen.
Neste dia internacional da Mulher Helen destaca que a determinação e a vontade fazem com que as diferenças entre os sexos fiquem para trás e assim todos conseguem serem iguais em qualquer coisa na vida. “Muitas mulheres se acham inferiores e isto acaba prejudicando por uma vida toda. Deixo como mensagem que elas acreditem em sim, no seu potencial, acreditem em seus sonhos porque assim nada nem ninguém impedirá seu sucesso”, finalizou a bandeirinha, que se prepara para mais uma rodada do Campeonato Mineiro.

Nenhum comentário: