quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cada um no seu lugar

Tenho recebido muitas cobranças sobre o fato de minha coluna não sair com a mesma frequência de quando tem futebol profissional em andamento na cidade. Confesso que tenho dificuldades para comentar temas que não são locais e prefiro ficar no meu lugar, destacando o esporte da minha cidade. Acho que não procede eu ficar comentando Campeonato Brasileiro ou Copa do Mundo. Prefiro fazer apenas meu papel de torcedor, no caso do São Paulo, clube que desde criança aprendi a gostar e vi quase todos os seus títulos mais importantes. É um dos clubes mais vitoriosos do futebol brasileiro e os números provam isto. Único brasileiro tricampeão mundial de clubes, único brasileiro tricampeão da Libertadores e forte candidato ao tetra e único hexacampeão brasileiro. Com relação à Copa do mundo, claro, vou torcer muito para o Brasil. Não sei onde nossa seleção vai chegar, estou um pouco receoso, mas acredito que podemos ser campeões do mundo novamente já que não vejo nenhuma outra seleção com uma superioridade disparada. Limito-me a isto. Dar opiniões, não vejo necessidade, até porque Poços de Caldas tem esporte de sobra para ser comentado. Sobre o que acontece fora da cidade prefiro acompanhar os grandes craques da mídia. Se a África tem condições de sediar uma copa do mundo prefiro não dar meu palpite. Quem sou eu para saber se tem ou não? Dever ter, pois ao que tudo indica a Copa começa daqui uma semana. Se o Dunga convocou certo também não me interessa. O que me interessa é torcer, e torcer muito, assim como todo o povo brasileiro.
Olimtra - A solenidade de premiação acontecida na noite de terça-feira encerrou de vez a Olimpíada dos Trabalhadores (Olimtra) de Poços de Caldas. Um evento grandioso e talvez o principal do calendário esportivo da cidade, ao lado da Corrida Ciclística da Comarca e Volta ao Cristo. As empresas levam a competição a sério e brigam de forma saudável pelo primeiro lugar com todas as suas forças. O grande destaque da edição deste ano foi a prefeitura, que venceu o grupo A com recorde de pontos, deixando para trás a Mitsui, forte equipe que foi campeã do ano passado no grupo B. A Unimed superou a Caldense numa briga muito acirrada e a Guarda Mirim novamente foi coroada pela brilhante campanha e ficou com o título no grupo C. A equipe da Secretaria de Esportes está de parabéns pelo evento e eu agradeço em especial ao Israel, que toda noite me telefonava e passava os resultados das partidas para que fossem divulgados já no dia seguinte. Com o Israel não teve WxO.
Enganação - Como tem gente que gosta de contar vantagens e achar que está tendo sucesso em enganar a todos! Recebi um e-mail que destaca o aniversário de um time de futebol da cidade. No mesmo e-mail um agradecimento especial para toda a torcida que apoiou o time durante os jogos do campeonato. Por que será que os números oficiais da FMF sobre renda e público insistem em dizer o contrário? Só para se ter uma ideia houve jogos da segunda divisão na cidade com público de 200 pessoas. Desta vez não podem nem me acusar de afastar a torcida porque nem passei perto do Ronaldão nos dias de jogos desta equipe.
Só nas vitórias? - Surpreendeu-me a postura do pessoal da escolinha da Mitsui, hoje Yoorin. Sempre procurei apoiar o trabalho daquela agremiação e do seu professor Pelezinho. No sábado, quando o time esteve em São Paulo participando da Copa Danone, evento importante da categoria, não consegui contato com ninguém e tive que buscar outras fontes de informações. Tive inclusive contato com um dos dirigentes da equipe, que ficou de retornar mas não mostrou interesse. Será que foi porque o time não conseguiu a vaga? Não tem sentido, pois a derrota faz parte do futebol. O simples fato de estar entre os finalistas já seria motivo de orgulho para eles e não justifica a falta de interesse em falar com a mídia.
Master - União e Flamengo fazem neste sábado a grande decisão do Campeonato Master da LPF. Quem for ao Bandolão pode apostar num grande jogo e sem favoritos. O União é um time experiente e fez um grande campeonato e o Flamengo dispensa qualquer comentário. A equipe tem tradição nos campeonatos da LPF e sempre arma equipes vencedoras.

Nenhum comentário: