sexta-feira, 11 de junho de 2010

Patriotismo?

Neste clima de Copa do Mundo, a cidade está enfeitada com as cores da Seleção. Andamos pela rua Assis Figueiredo e as bandeiras nos chamam a atenção e não nos deixam esquecer que o Brasil tenta seu sexto título mundial, recorde absoluto entre todas as seleções do mundo. As redes de TV também nos lembram a todo momento que na terça-feira a seleção de Dunga começa sua participação no Mundial. O time brasileiro é considerado favorito em 52 nações, segundo recente pesquisa.
Mas se engana quem pensa que o Brasil é 100% preferência entre os brasileiros. Muitos, principalmente os jovens, vão torcer por outras seleções neste Mundial.
William Lindolfi tem 17 anos e é viciado no futebol europeu. Para ele, quando a Inglaterra entrar em campo será um dia especial. "Adoro o futebol inglês. Aliás, nem consigo mais acompanhar os campeonatos do Brasil. Para mim, as partidas não têm emoção e são muito paradas, enquanto que na Europa a bola corre com mais rapidez, o passe é quase sempre de primeira e fica bonito de se ver", conta ele.
Outro torcedor do futebol inglês, Felipe Alves é fã do Chelsea. Ele tem camisa oficial do time e não perde uma rodada do campeonato inglês. Nem adianta falar que o futebol brasileiro é o melhor do mundo. É comprar briga com ele.
Tanto William quanto Felipe estão dentro de seus direitos de torcedores. Estamos na era da tecnologia e vários canais de TV nos oferecem uma infinidade de campeonatos no mundo todo. Os campeonatos italiano, alemão, espanhol e inglês são os mais populares entre os jovens.
Existem ainda aqueles que gostam de contrariar. "Vou torcer pela Argentina. Não gosto do Dunga e acho que ele devia ter chamado o Ronaldinho e o Ganso", diz Lúcio Martins, de 34 anos, afirmando que sua torcida será um ato de protesto contra a convocação do treinador brasileiro.
Junta-se a este grupo o público feminino, que às vezes prefere torcer pelos "mais bonitos". "Eu ia torcer pela Alemanha por causa do Ballack, mas como ele não vai mais jogar, vou torcer para Portugal que tem o Cristiano Ronaldo, que é um “gatinho", disse Maria Isabel, de 15 anos, no auge de sua adolescência e com fotos de todos os astros europeus em seu celular. Na coleção, David Beckham, Cristiano Ronaldo e, claro, Ballack. Brasileiro, nenhum. "O mais bonitinho é o Kaká, mas não faz meu tipo", diz ela.
Seja para quem for sua torcida, Copa do Mundo é diferente, tem clima no ar que contagia e ninguém fica indiferente. Os jogos são interessantes, todos dão seus palpites.
Os garotos que deram o depoimento nesta coluna se esquecem que os campeonatos europeus são inchados por jogadores estrangeiros e por isso são tão fortes. O principal atleta do Chelsea de Felipe, por exemplo, é Drogba, da Costa do Marfim. A seleção brasileira é recheada de atletas que jogam na Europa. Duvido que quando o Brasil entra em campo alguém fique indiferente. Duvido que não tenham uma pontinha de felicidade em caso de vitória. Brasil é Brasil, o melhor futebol do mundo. Em qualquer competição sempre será favorito. Vamos lá Brasil. Rumo ao hexa.

Nenhum comentário: