quinta-feira, 24 de junho de 2010

Judoca Fábio Dechichi disputa Pan-americano

ACS - Caldense - Os esportes especializados da Caldense têm revelado atletas destacados em diversas modalidades pelo Brasil. É o caso de Fábio Dechichi, de 20 anos, que teve seu primeiro contato com o judô aos 13 anos, treinando no clube da Caldense com o professor Ronaldo Rezende. Hoje, Dechichi compete nacionalmente e agora se prepara para disputar o 34º Pan-americano de Judô – que ser realizado na cidade de Boa Vista/RR.
Atualmente, Fábio Dechichi treina com o professor e vice-campeão mundial de judô Elton Fiebig. O atleta não se esqueceu de suas raízes, onde aprendeu os fundamentos do esporte através do qual hoje representa Poços de Caldas em importantes competições no país.
“Comecei a fazer judô na minha adolescência, no ano de 2003, na Caldense, com o professor Ronaldo, com quem pratiquei a modalidade por quatro anos seguidos. Então, toda a minha base do judô aprendi com ele. Anos depois, quando comecei a fazer faculdade, meus horários não se encaixavam mais à rotina de judô na Caldense. Aí, comecei a treinar com lendário sensei Matsu, e hoje, com o Fiebig, que é outro mestre da arte. Mas, tudo o que sei em termos de técnica devo ao sensei Ronaldo”, declara Dechichi.
O judoca de Poços acaba de conquistar uma importante medalha de bronze no Campeonato Paulista Sub-23 de Judô, que aconteceu no início do mês, em São Paulo, capital. Além desse belo resultado, Dechichi recebeu também o certificado de aprovação na seletiva para o Pan-americano, disputa que reuniu dezenas de atletas de todo o Brasil na cidade mineira de Divinópolis, no último dia 15 de maio.
Agora, ele tem a sua frente uma missão mais complexa, concorrer com 20 atletas selecionados, vindos de 19 países inscritos, numa competição de nível internacional. O Pan-americano de Judô acontece no próximo sábado (26) e termina no dia 27, com a realização de outra competição, a Copa Internacional Sênior. “Estou treinando bastante os níveis físico, tático e técnic. Estou certo de que sairei com bom resultado desse Pan. É possível que a Copa Internacional apresente um nível mais difícil de competição, pois estarão reunidos todos os atletas do Pan e mais os que se inscreveram externamente”, afirma Dechichi.
O atleta Fábio Dechichi recebeu apoio da Associação Atlética Caldense para disputar a competição mais importante da América. A mãe do atleta, Cláudia Ribeiro Dechichi Gonçalves, disse que foi bem recebida pelo presidente do clube, Laércio Otávio Martins, quando ambos se reuniram para tratar da viagem do judoca. “Não tenho palavras para agradecer a atenção do Laércio. Sabemos que hoje é muito difícil aos atletas conseguirem apoio e incentivo ao esporte, por parte das organizações. A conversa que tive com o presidente foi muito além da nossa expectativa. Só tenho a agradecer ao clube por todo apoio prestado ao Fábio”, revela Cláudia.
Para o presidente da Caldense, os ótimos resultados conquistados pelo atleta Fábio Dechichi mostram que o clube vem trabalhando suas bases com sucesso e dedicação. “Tenho orgulho de dizer que a Caldense sempre se destacou nos esportes especializados. E é com pessoas competentes, como o professor Ronaldo, que surgem os nossos campeões. Parabenizo-o pelo belíssimo trabalho realizado no judô da Caldense, ao longo de tantos anos, e pelo Fábio, que teve o privilégio de conhecer o judô através do Ronaldo – aqui na Caldense – e hoje, com seu talento, está prestes a disputar um torneio de suma importância, como é o Panamericano. A Caldense torce muito pelo bom desempenho dele na competição”, declara Laércio Martins.
O judoca Fábio Dechichi viajou ontem a Brasília, onde se encontra com toda a delegação brasileira na capital, e depois seguiu com o grupo para Boa Vista, para começar os treinos para o Panamericano. As competições começam hoje.

Nenhum comentário: