terça-feira, 8 de junho de 2010

Renato Rezende é campeão brasileiro

Renato Rezende conquistou, neste final de semana, mais um grande resultado em sua vitoriosa carreira. O atleta ficou com o título do Campeonato Brasileiro de Bicicross correndo pela primeira vez na categoria Elite. O feito é inédito, já que nunca outro atleta conseguiu ser campeão logo no primeiro ano de Elite. E ele não parou por aí. Foram dois títulos só neste final de semana, um na categoria Elite Aro 20 e outro na Elite Cruiser, que somados a todos os outros que ele conquistou chegam a 10 nacionais. “Foi sensacional depois de uma carreira nos juniores chegar à Elite e logo no primeiro ano ser campeão. Fiquei muito feliz com o resultado até mesmo porque o nível técnico este ano estava muito alto e não foi fácil vencer a competição”, conta Renato Rezende. O Campeonato Brasileiro foi disputado na cidade de Leme, interior paulista, e contou com os melhores pilotos da atualidade no Brasil. “Como competi em duas categorias tive que me desdobrar. Enquanto a maioria corria de quatro a cinco baterias eu corria o dobro”, disse Renatinho. Internacional -A fase de Renato Rezende é excelente. O atleta, que no Brasil é o maior nome na atualidade, no exterior está buscando seu espaço. Recentemente, ele esteve na Dinamarca participando da Copa do Mundo, onde acabou não sendo muito feliz já que sofreu uma queda e não conseguiu pontuar. “Esta prova em Copenhagen foi a primeira com a pontuação zerada para todos os pilotos que buscam vaga nas olimpíadas. Com a queda acabei não conseguindo meu objetivo de marcar pontos preciosos na Dinamarca”, conta ele, que se recuperou em Quito, quando foi campeão sudamericano. O atleta ainda disputou em Quito o Pan-americano, mas acabou ficando na quinta colocação. Ele chegou na decisão favorito ao título mas novamente acabou caindo. “Acabei sendo muito marcado pelos outros competidores que estavam preocupados em não me deixar vencer”, conta Renato, que admite que seu rendimento no pan não foi tão bom quanto no sudamericano.
Olimpíadas - Renatinho assumiu o posto de principal piloto da seleção brasileira e as chances de uma vaga olímpica crescem a cada bom resultado. “A seleção hoje está me ajudando bastante e apostando muito no meu potencial e tenho que pegar as oportunidades e aproveitar muito bem”, conta ele, que passa a ter o acompanhamento mais de perto de seu pai Paulão Rezende que vai empresariar o atleta.
Divulgação - Renato Rezende ganhou recentemente um site oficial, que, segundo seu pai, irá facilitar na busca de patrocínios para o atleta. “Com o Renato atingindo um patamar profissional e todas as informações sobre ele no site fica mais fácil correr atrás das empresas e buscar apoio”, conta Paulão, que destaca que os atletas profissionais são sempre muito bem apoiados por grandes parceiros e a meta é buscar o mesmo apoio para o filho. Ele terá assim mais condições de buscar resultados positivos também na Europa.
“O Renato hoje é número um do Brasil, mas precisa de mais material, mais equipamento para conseguir este posto também no mundo todo”, conta Paulão.
Rezende disse que por atuar há muitos anos no esporte sabe os caminhos mais fáceis para superar as adversidades e isto vai dar uma alavancada ainda melhor na carreira do filho. “Quero muito ajudar o Renato. Tenho este grande profissional dentro de minha casa e isto me dá mais orgulho ainda. Todos os grandes atletas que formei foram no jiu-jitsu e são respeitados fora do Brasil. Com o Renato será mais fácil, pois além do vínculo profissional temos um vínculo afetivo e tem tudo para dar bons frutos”, finaliza Rezende. O trabalho visa colocar Renatinho nas principais competições ao redor do mundo. Segundo Paulão, outro fator positivo na luta de colocar seu atleta nas olimpíadas será a construção de uma pista profissional em Poços. Segundo ele, o prefeito deu todo apoio no prosseguimento do projeto de construir uma pista nova na cidade, o que acabará chamando ainda mais atenção para o esporte local e dará condições de boa preparação a Renato.
Reconhecimento - Se Renato está buscando melhorar seu desempenho no circuito europeu, na América do Sul hoje ele ajudou a colocar o Brasil entre os principais. “Antes o Brasil era alvo de risos de pilotos argentinos e colombianos, mas este quadro mudou com as conquistas de Renato”, disse Fábio, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Apoio - Renato Rezende disse que está num grande momento e não sente a pressão pelos bons resultados. Segundo ele, a cada corrida aprende um pouco e as quedas e estratégias de outros pilotos que tentam sempre prejudicar seu despenho são normais dentro do esporte. “Tudo faz parte e quero seguir meu caminho. Agradeço muito à seleção brasileira e ao Banco do Brasil que estão dando uma grande ajuda em minha carreira e por isto consigo estar em competições até mesmo na Europa. Agradeço ainda o trabalho do meu preparador físico Paulo Rumualdo, ao Projeto Soma, ao Bicicross Poços Clube, além de toda minha família”, finalizou Renato. Para Paulão Rezende o apoio da CBC foi um grande impulso na carreira de Renatinho. “Depois que a CBC entrou na vida do Renato ele evoluiu tanto como atleta como pessoa, cresceu e deixo meu agradecimento especial como pai, como empresário, treinador, conselheiro do clube. O pessoal da CBC foi de suma importância na vida do Renatinho”, conclui Paulão Rezende.

Nenhum comentário: