domingo, 13 de junho de 2010

Mitsubishi Cup

Um frio sábado antecipou o clima típico do inverno no feriado do dias dos namorados na cidade de Mafra - divisa dos estados de Santa Catarina e Paraná -, onde ocorreu a a 4ª etapa da Mitsubishi Cup. Mas as baixas temperaturas que beiraram os sete graus não impediram que o público comparecesse em massa. A população lotou a arquibancada montada especialmente para recebê-los e confirmou a vocação da cidade para sediar provas de automobilismo, afinal, Mafra tem um autódromo que neste ano completa 30 anos.
Marcada pela terra preta, característica do solo da região que reúne grande número de plantações de milho e soja, os pilotos precisaram se desdobrar para ganhar cada segundo nas trilhas preparadas pela organização. A diversidade de obstáculos e as curvas escorregadias por causa da vegetação no entorno do circuito, também exigiram que os pilotos se esforçassem muito para se manter no trilho. Para isso, foi fundamental o auxílio precioso do olhar dos navegadores. "A pista está bem técnica e visual, mas como tem muito gancho, o auxílio do navegador é fundamental para que o piloto possa se focar só na pista, que está muito lisa. O interessante é a diferença de relevo nas curvas, que provoca uma sensação de montanha russa e aumenta a adrenalina", explicou o piloto Fabio Nascimento, da categoria Pajero TR4R que ao lado do pai, Paulo Nascimento, veio de São José dos Campos para a estréia da Mitsubishi Cup em Mafra.
Quem conseguiu se aproveitar mais do relevo geográfico da pista foi a dupla da cidade de Guarapuava (PR), Luciano Dalefe e Anderson Muller, conquistando o primeiro lugar na categoria TR4R Light. "Andamos bem em todas as largadas e ficamos muito contentes, pois foi nosso primeiro pódio e já em primeiro lugar. O piso estava muito parecido com o que estamos acostumados e acho que nos favoreceu. Isso deu um ânimo maior para irmos às próximas etapas mais confiantes. E ganhar perto de casa é sempre melhor", afirmou o piloto, Luciano Dalefe. Logo atrás deles, com apenas um ponto a menos na segunda colocação veio a dupla dos cariocas Albano Parente Junior e João Gilberto Ferreira.
Outros que também souberam tirar vantagem da pista foram os competidores Rodrigo Menberg e Weidner Moreira, que conseguiram colocar em prática a estratégia desenhada, venceram a etapa e se mantiveram na terceira colocação geral da temporada na categoria Pajero TR4R. "Essa vitória foi uma surpresa muito boa para gente, porque é a primeira vez que estamos andando juntos. Na largada inicial, aproveitamos para nos entrosarmos e na segunda e terceira andamos bem. A pista tem de tudo e você tem que andar na velocidade máxima dentro daquele trecho. Nós andamos", explicou Rodrigo Menberg, que nesta etapa trocou de navegador. A vitória suada foi seguida de muito perto pela dupla Sérgio Gugelmin e Ivo Mayer, que corriam praticamente em casa e ficaram na segunda colocação por milésimos de segundo, mas com a mesma pontuação da dupla campeã. "Foi uma pista muito prazerosa de dirigir e meu navegador foi muito competente. É muito gostoso vir correr em Mafra, que é nosso estado, ainda mais porque minhas origens maternas também são daqui. E levar esse segundo lugar na nossa terra é muito gostoso porque vai repercutir muito", afirmou o orgulhoso Gugelmin que, com a vitória assume a 5ª colocação geral, liderada por Paulo Rugna e Adriana Parra.
Contando com todo o apoio da torcida, a dupla de catarinenses Juliano Diener e Victor José Muench, da categoria L200 RS, conseguiu se manter em primeiro lugar na classificação geral da competição. "A gente está muito feliz de ganhar em casa que é sempre uma coisa mais gostosa. Permanecer na liderança é uma soma de trabalho e entrosamento, pois vimos correndo há anos e procurando conquistar o primeiro lugar nessa categoria. Agora é preciso muita dedicação para conseguirmos ficar assim até o fim", explicou o piloto, Juliano Diener. Na segunda colocação da categoria ficaram Renato Rosales e Plínio Bergamo, mais uma dupla formada por competidores da região Sul.
Na categoria L200 Triton RS, o destaque ficou com a dupla composta por Reinaldo Varela e Edu Bampi, que conseguiram ultrapassar os líderes da temporada, vencendo a prova mais veloz do dia. "Tivemos um pouco de dificuldade na primeira largada, mas nas outras duas conseguimos nos encontrar e fizemos uma boa soma, levando a vitória. Faz tempo que a gente está em segundo. Agora chutamos a bola dentro do gol e fizemos a vitória. Ainda tem muita pedreira na frente e vamos nos preparar para a próxima etapa no estado de São Paulo", conclui o piloto da dupla, Reinaldo Varela. Em segundo lugar ficaram os pilotos Cristian Baumgart e Beco Andreotti que deixaram escapar a liderança da temporada, pelo menos por enquanto.

Nenhum comentário: