domingo, 13 de junho de 2010

Conferência Nacional do Esporte define metas para 10 anos

O Ministério do Esporte realizou de 3 a 6 de junho, na capital federal, a etapa nacional da III Conferência Nacional do Esporte (CNE). O evento, que contou com a participação de cerca de 1.500 pessoas entre delegados eleitos, natos, convidados e observadores, definiu as ações e metas do Plano de Esporte e Lazer para os próximos 10 anos. Dentre os delegados mineiros, Poços de Caldas e região esteve representada pelo presidente da APEF Regional, o professor Deusdedit Assis Filho, o Dedão, e secretário municipal de Esportes e Lazer, o professor Carlos Alberto dos Santos, o Lelo.
A proposta da comissão organizadora nacional definiu dez estratégias que nortearam o debate nos municípios dos 26 Estados e no Distrito Federal: Sistema Nacional do Esporte e Lazer; Formação e Valorização Profissional; Esporte, Lazer e Educação; Esporte, Saúde e Qualidade de Vida; Ciência, Tecnologia e Inovação; Esporte de Alto Rendimento; Futebol; Financiamento do Esporte; Infraestrutura Esportiva e Esporte e Economia.
Deusdedit diz que, o ponto alto do debate foi a profissionalização na área do esporte e do lazer. Os delegados avaliaram e aprovaram que era preciso ampliar o orçamento. Eles propuseram o envio ao Congresso Nacional de uma proposta de emenda constitucional (PEC), com vinculação de, no mínimo, 2% do orçamento da
União – o que representaria aproximadamente R$ 3,5 bilhões – mais 1,5% dos Estados e 1% dos municípios para o esporte.
Cabe citar a atenção voltada à montagem das Secretarias Municipais de Esporte e a criação do Sistema Nacional de Esporte e Lazer. Houve ainda indicação para que os Programas Segundo Tempo e Esporte e Lazer da Cidade, ambos do Ministério do Esporte, constituam-se em leis. A necessidade de ampliação de infraestrutura, nas escolas e nas cidades, afirmando a Praça da Juventude como um espaço para aumentar o acesso à prática esportiva e de lazer também ficou estabelecida.
Para Deusdedit, o excelente resultado da conferência é uma questão de compromisso social desempenhado pelas lideranças que atuam à frente dos projetos. “Atribuo o sucesso dos trabalhos pela orientação, apoio e participação ativa do ministro do Esporte, Orlando Silva, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e aos mais de 1.500 delegados e convidados das 27 unidades da federação que escreveram com inteligência, capacidade de consenso e harmonia o conjunto de Políticas Públicas para o Esporte e o Lazer e que consubstanciaram o Plano Decenal de forma legítima e representativa”, afirmou.

Nenhum comentário: