domingo, 13 de junho de 2010

Fumaça faz apresentação em escola na zona sul

Na manhã da última sexta-feira, a reportagem acompanhou Fernando Fumaça até a escola Vitalina Rossi, no bairro Parque Esperança, zona sul. A presença do ídolo mudou a rotina dos jovens que queriam saber tudo sobre a carreira do campeão. Fumaça fez palestras e “enfrentou” diversos alunos e alunas nas demonstrações de luta. E quem pensa que os meninos “afinaram” para o campeão se engana. Cada um que tinha a oportunidade de boxear com Fumaça ia para cima e tentava a todo custo encaixar um golpe que derrubasse o futuro candidato ao título mundial.
“Achei bastante proveitosa minha presença na escola, mostrando que o boxe não é um esporte de violência como muitos afirmam. Passei para eles as regras, as disciplinas e se o esporte for feito corretamente é muito saudável e uma grande atividade física”, disse. Para o boxeador, a importância de um objetivo na vida afasta as más influências e o esporte é um dos caminhos que mais ajudam o jovem no Brasil. “Muitos vão para a escola apenas com o intuito de procurar brigas, têm um comportamento completamente indesejável e tento, com um pouco do meu conhecimento, ajudar que a vida destes meninos e meninas tenha outro segmento. Se eu conseguir que eles pelo menos se interessem pelo esporte e consigam ter regras saudáveis já estarei feliz”, fala Fumaça. O boxeador tem um centro de treinamento que funciona na rua Capitão Afonso Junqueira, no Centro Candeias, e através do projeto ele ensina diversos garotos da cidade. “Meu desejo é que futuramente a gente consiga colocar um centro de treinamento em cada bairro e torne o boxe um esporte bastante popular na cidade”, sonha o boxeador.
Na apresentação na escola Vitalina Rossi Fumaça foi acompanhado pelo boxeador Richard “Primo”, que ajudou o atleta na apresentação para os jovens. Primo tem uma boa experiência e já fez vários combates em São Paulo, sendo um grande parceiro de Fumaça. “Estou acompanhando o trabalho de Fumaça já há um bom tempo e acabamos nos ajudando nos treinamentos. Também sou boxeador, já fiz duas lutas com ele e a cada dia aprendo mais com seus conhecimentos”, disse. “Acho que o projeto que Fumaça está fazendo tem tudo para crescer a cada dia. Ele atinge muitas crianças e isso é muito positivo. Estas crianças precisam de ajuda e Fumaça encontrou no boxe uma forma de colaborar. Muitos ficam fora da escola, se envolvem com drogas e precisam de gente com conhecimento e capacidade para ajudar a mudar essa situação. Já vi muitos meninos e meninas sem chances até mesmo de fazer uma refeição e isto é muito triste. Estamos conseguindo mudar um pouco isto”, conclui Primo.
Depois da palestra de Fumaça começaram as apresentações com Primo e neste momento a empolgação dos jovens foi muito grande. Os atletas trocaram alguns socos e a vibração era contagiante. A cada golpe os meninos pediam mais força dos atletas, que claramente estavam apenas demonstrando. As meninas, animadas, se dividiam na torcida. Enquanto algumas gritavam o nome de Fumaça outras estavam encantadas com Primo, que chegou a distribuir vários autógrafos ao lado de Fumaça. Para Fábio Cagnani, diretor da escola Vitalina Rossi, a presença de Fumaça é um fato marcante e que ficará na memória dos jovens por muito tempo. “A presença de Fumaça aqui tem um grande importância. Todo tipo de arte marcial prega uma disciplina muito bonita e a proposta de Fumaça é de muita valia. As escolas passam por problemas de disciplina, violência e isso precisa ser canalizado, tem que ser bem orientado e com o Fumaça aqui espero que alguns alunos realmente participem do projeto, que é muito bom, e tenham uma participação social mais ativa e deixem de lado a violência, o caminho errado”, disse Fábio.
A programação na escola foi encerrada com a distribuição de folders e cartões do projeto de Fernando Fumaça. Todos se interessaram em levar uma lembrança e a fila de espera durou cerca de uma hora.
Fernando Fumaça espera agora por sua próxima luta. O combate valerá pelo título mundial, mas ainda não tem data e nem adversário definidos.
“Logo terei tudo programado e a luta pelo título deve acontecer ainda este ano”, diz o boxeador, que tem apoio da Climepe, Rodonossa, Pretorian e TV Poços. “Antes da luta pelo título mundial ainda vou realizar um evento em Poços. Será especial e minha intenção é levar muitas crianças e ter uma programação bastante variada com muitas apresentações de boxe. Tudo também ainda precisa de acertos de detalhes, mas logo teremos novidades”, finaliza Fumaça.

Nenhum comentário: