domingo, 13 de junho de 2010

Meninos de Poços se destacam em Varginha

No último final de semana, Varginha sediou o III Festival de Jiu-Jitsu, organizado pela Secretaria de Esportes daquela cidade. Cerca de 200 crianças participaram do evento e Poços de Caldas esteve presente, sendo um dos grandes destaques. Quarenta meninos e meninas dos Recrianças São José e Cohab representam Poços e fizeram bonito, conquistando muitas medalhas para a cidade. Dos 40 atletas locais, 15 foram medalhistas de ouro e apenas cinco ficaram fora do pódio, mas ganharam medalhas de participação. “Já tivemos várias experiências de levar crianças para competições fora de Poços de Caldas, mas esta teve um valor especial, pois contribuiu com o trabalho preventivo de acabar com rixas de bairros”, conta Paulão Rezende, responsável pelo grupo que foi a Varginha. “As crianças do Cohab e do São José unidas, torcendo a cada luta foi muito bacana e é isto que queremos”, falou ele. Os meninos que estiveram na competição fazem parte do Projeto Esporte Cidadão/Lei de Inventivo.
Além de Paulão Rezende, estiveram no evento os instrutores Paulo Alves, Giusley Santos e Fabinho, que também competiram. Paulo e Giusley foram campeões enquanto que Fabinho foi vice. “A presença destes instrutores é de suma importância devido ao fato deles terem surgido de projetos iguais a estes, apoiados pela Construtora Etapa e prefeitura. O espelho é muito importante para estes meninos não desanimarem e por isto a presença dos instrutores teve muito peso”, conta Paulão. João Rafael, o Gargamel, é outro instrutor do projeto social e hoje é braço direito de Paulão Rezende. “Tudo isto é passado para os meninos. Exemplos de atletas que hoje estão nos Estados Unidos, venceram na vida através do esporte são sempre citados para que eles mantenham o sonho de serem alguém na vida também”, diz Paulão, que ressalta que as crianças que estão matriculadas nos Recrianças são assistidas o tempo todo. São realizados trabalhos de reforço escolar. Se a criança tiver nota ruim não participa das práticas esportivas. Os professores são pagos pelo projeto.
“A equipe de Poços esteve em Varginha com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, que disponibilizou a condução. Agradeço aos meus pais, que ajudaram na alimentação, à Secretaria de Educação e ao secretário-adjunto Gerson e também ao Rodolfo do judô, que emprestou 10 kimonos para as crianças”, finaliza Paulão.

Nenhum comentário: