quarta-feira, 30 de junho de 2010

Poços-caldense é campeão Pan-americano de Judô

ACS - Caldense - O atleta Fábio Dechichi sagrou-se campeão do 34º Pan-americano de Judô, realizado em Boa Vista-RR, no último sábado (26). O judoca, de apenas 20 anos, enfrentou adversários de alto nível técnico nesta competição que é considerada a mais importante de todo o] continente.
Dechichi relata que a delegação brasileira enfrentou problemas de atraso no voo, no entanto, ele diz que os problemas não foram suficientes para conter seu otimismo e confiança na vitória.
“Mesmo preocupado em chegar bem ao Pan, busquei me manter a todo o momento confiante e focado num único objetivo: trazer a vitória para casa. Graças a Deus, isso foi possível.
Foi o melhor resultado que alcancei até aqui e sei que outros virão. Estou muito feliz”, declara.
O atleta de Poços ganhou a última luta por ippon, golpe extremo no judô, contra o mesmo adversário que o venceu na seletiva para o Pan-americano.
“Foi uma das melhores lutas que fiz. Apliquei um yuko em meu oponente, depois recebi punições por falta de ataque, aí chegamos a empatar no placar. Foi neste momento que eu soube aproveitar bem da situação, porque ele se desesperou para tentar acabar a luta rapidamente. Aí, faltando apenas 15 segundos para finalizar o tempo da luta, esperei a oportunidade certa e apliquei-lhe um ippon”, explica Dechichi.
Outra conquista do judoca poços-caldense foi a terceira colocação no campeonato de Kata (duplas) do Pan-americano. Dechichi aceitou o convite de um judoca brasileiro para disputar esta modalidade – baseada na combinação de movimentos que simulam ataque e defesa no judô – e a dupla conquistou o bronze na competição. Já no domingo (27), aconteceu na mesma cidade a Copa Internacional de Judô Sênior, que reuniu atletas classificados e não classificados para o Pan-americano. Como já vinha de uma contusão no joelho – ocasionada antes do Pan – Dechichi optou por se poupar, já que os campeonatos pelo Brasil acontecem nos próximos meses. Agora, o atleta se prepara para competir com o objetivo de representar o país nas Olimpíadas. “Em minha viagem rumo ao Pan cheguei a ficar preocupado com a lesão no joelho, pela possibilidade dela me atrapalhar durante a competição. Entretanto, hoje sinto que superei meus limites. E o melhor de tudo é ver o resultado de todo o meu suor neste título importantíssimo para a minha carreira”, comemora o jovem judoca.

Nenhum comentário: