terça-feira, 1 de junho de 2010

Secretário de Esportes de Poços participa de evento em Brasília

Entre os dias 3 e 6 de junho, Brasília sediará a III Conferência Nacional do Esporte. Poços de Caldas será representada pelo secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos. A iniciativa será um espaço de debate, formulação e deliberação das políticas públicas de esporte e lazer para o país e acontece no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O espaço será totalmente adaptado para receber os aproximadamente 1,5 mil participantes.
Já foram realizadas conferências municipais, regionais e estadual como preparação para o evento nacional. No sul de Minas foi feito um estudo entre 13 cidades e as necessidades de cada uma delas para depois ser realizada uma avaliação regional que aconteceu em Campestre. Depois de todas as avaliações necessárias foi encaminhado um documento para Belo Horizonte. Foram eleitos 15 delegados da nossa região para a etapa estadual, que apresentaram os documentos e as propostas. Santos esteve em Belo Horizonte como representante da Secretaria de Esportes e o professor Deusdeti representou a Associação dos Profissionais de Educação Física de Poços e Região. Os dois também estarão em Brasília na conferência nacional. “Vamos estar em Brasília onde será feito o documento final para propor o planejamento decenal do esporte e ações que venham a concretizar o desenvolvimento, visando à Copa do Mundo, às olimpíadas e ao crescimento do desporto no Brasil”, disse o secretário.
Para ele, participar de um evento de tamanha importância acaba sendo muito positivo e ressalta a bela estrutura esportiva que Poços possui. “Para se ter uma ideia, na conferência de BH nos questionavam como conseguimos montar nossa estrutura e pudemos contar como foi o trabalho ao longo dos anos. Nosso poder público sempre foi comprometido com as atividades de esporte, lazer e qualidade de vida e procuramos fazer o melhor para nosso esporte. Isto acaba se destacando até fora de Poços de Caldas”, conta Santos. “Acabamos de construir um ginásio na zona leste, temos campeonatos de qualidade na zona rural e isto acaba até mesmo servindo de exemplo e é isto que vamos levar para o pessoal em Brasília”, fala o secretário de Poços. As discussões do evento visam melhorias na área, como o desenvolvimento do Bolsa Atleta, que pode ter aumentado seu leque de benefícios.
“Podemos ter uma infinidade de benefícios, principalmente para os deficientes físicos que procuram praticar algum esporte. Podemos adequar as praças esportivas, dando condições melhores para eles, desenvolver projetos com qualidade dentro das escolas para que lapidemos de uma maneira melhor os talentos que podem aparecer. Todo garoto passa por uma escola e não temos programa nacional para formação de atletas na escola e isto é uma falha que precisa ser corrigida. Queremos trabalhar com estes meninos. Podemos financiar um professor ou até mesmo qualificar aquele que já está lá para que possa trabalhar melhor este garoto que tem potencial no esporte”, disse. “Hoje o professor dá sua aula de educação física mas para por aí. O ideal é a continuidade e isto pode ser feito dentro da escola. Tudo depende de financiamento e será discutido nesta conferência”, finaliza.
Minas Gerais estará em Brasilia com 90 delegados. Todos os documentos apresentados na conferência serão avaliados e depois será criado um Projeto de Lei que será encaminhado para a Assembleia Legislativa. “Acredito que tudo será muito positivo para o esporte brasileiro e poderemos pensar grande e termos mais qualidade dentro de nossas praças esportivas”, avalia Santos. O evento deve ser aberto pelo presidente Lula e pelo ministro dos Esportes Orlando Silva.

Nenhum comentário: