domingo, 6 de junho de 2010

União é campeão invicto do Master

A final do Campeonato Master Benedito Alves Freire Filho teve todos os ingredientes de um jogo de decisão: nervosismo, polêmica na arbitragem, gols e definição nos pênaltis.
No tempo normal houve empate em 1x1. O primeiro gol do jogo foi marcado pelo União, aos 17 minutos do primeiro tempo, através de Gilberto. No segundo tempo, o Flamengo alugou o meio de campo do União, criava inúmeras chances mas esbarrava na boa atuação da defesa do União e do seguro goleiro José Luiz. O gol de empate saiu faltando seis minutos para o final da partida e gerou muitas reclamações do União. Lourival aproveitou jogada da esquerda, tirou com categoria de um marcador e chutou sem chances para o goleiro. O que se viu depois foram muitos protestos dos jogadores e comissão técnica do União, que, inconformados, partiram para cima do trio de arbitragem.
Pelos lados do Flamengo também a reclamação de que pelo menos duas penalidades máximas haviam sido ignoradas. Numa delas o árbitro marcou fora da área e no outro lance, além de não marcar a infração, ainda puniu o jogador do Flamengo com cartão amarelo. Depois de acalmados os nervos, o jogo foi para as cobranças de pênatis. Novamente equilíbrio e ninguém errava. As cinco primeiras cobranças de cada lado foram convertidas e a série foi para as cobranças alternadas e aí sim o União venceu graças a uma excelente defesa do goleiro José Luiz que buscou uma bola no canto esquerdo. José Luiz foi o centro da comemoração do título conquistado de forma invicta do Flamengo.
Análise - A final do Master deste ano reuniu duas grandes equipes e qualquer que fosse a campeã o título estaria em boas mãos. O União venceu, ficou com o título merecidamente, principalmente por superar na decisão um time muito forte como o Flamengo. O segundo tempo foi um verdadeiro bombardeio na grande área do União, que, valente, se defendia como dava.
No lance do gol de empate muitas dúvidas da posição do jogador do Flamengo. O juiz não marcou e na sequencia do lance houve o gol. Da posição que estávamos não deu para definir se a jogada foi ou não irregular. À primeira vista pareceu que o jogador estava realmente adiantado mas apenas conferindo na TV é que dá para ter uma posição mais justa do lance. Num dos pênaltis que o Flamengo reclamou o juiz realmente errou. O atleta do Flamengo foi claramente derrubado, mas a arbitragem acabou não vendo o lance. Estes erros são coisas de futebol, do momento do jogo. A arbitragem não tem os recursos que a imprensa tem para ver o lance novamente e por isto precisa decidir em cima do lance. Tudo certo. O juiz não influenciou no resultado final.
Treinadores - Os dois técnicos foram felizes em seus esquemas. João Barata armou um Flamengo ofensivo. Talvez ele tenha demorado para colocar Daré em campo. Depois que ele entrou no jogo, o domínio de seu time passou a ser mais efetivo. “Foi um grande jogo, com os dois times mostrando muita garra, muita pegada. Perdemos nos pênaltis, eles foram mais eficientes e perdemos. Tá tudo certo. Acho que o segundo lugar é uma posição honrosa e tenho certeza de que fizemos o possível para realizar um bom campeonato”, disse João Barata. O treinador do Flamengo disse que a equipe deve ser a mesma para o próximo master mas pode receber alguns reforços. O União, comandado por Mario e Luizão, também obedeceu à risca as determinações de seus treinadores. O time se defendeu bem e superou a pressão no segundo tempo. Luizão mostrou ser um conhecedor do futebol e comemorou muito o título. O treinador destacou o apoio da torcida. “Nosso time é muito família. Você pode ver que as mulheres dos jogadores vieram, os filhos também e sempre foi assim e acaba dando uma força extra dentro de campo. Este ano fizemos um grande campeonato, o time cresceu, mostrou união. Tivemos uma vitória dolorosa mas valeu, todos estão de parabéns por este título invicto”, disse Luizão.
Números - O Flamengo perdeu o título mas foi melhor em quase todos os critérios técnicos. O time do Cascatinha teve a defesa menos vazada, foi o mais disciplinado e ainda o artilheiro do campeonato, Claudionei da Silva, que marcou 11 gols.
Homenageado - Uma das presenças marcantes na decisão de ontem foi Benedito Alves Freire Filho, que deu nome ao campeonato de Master deste ano. Seo Dito, como é conhecido, foi muito aplaudido pelos atletas dos dois times. “Quero muito agradecer à diretoria da Liga Poços-caldense de Futebol por lembrar do meu nome e fazer esta emocionante homenagem e parabenizar as equipes do União e do Flamengo que fizeram uma bela partida. É uma honra que este times guardem em suas galerias o troféu que leva meu nome. É uma satisfação e um momento que jamais vou esquecer”, disse seo Dito.
Balanço - Para Luiz Antônio dos Santos, o Ceará, presidente da LPF, mais uma competição que se encerra com muito sucesso.  “Novamente estou fechando uma competição da LPF com todo o apoio da imprensa de Poços de Caldas, o que deixa o futebol amador da cidade muito forte. Parabenizo a todas as equipes que fizeram deste campeonato um grande sucesso”, disse Ceará. Os campeonatos da Liga fazem uma pausa e só retornam após a Copa do Mundo quando começam o Infantil e o Amador.

Nenhum comentário: