sábado, 19 de junho de 2010

Comentaristas de resultados

É muito engraçado assistir à Copa do Mundo pela TV. Em todos os canais os comentaristas tentam adivinhar resultados, buscam craques e acabam se tornando “comentaristas de resultados”. O maior exemplo é a seleção da Alemanha. Quando o time venceu a Austrália por 4x0, eles foram unânimes em dizer que o time era o que mais encantou, o que mais deu espetáculo, o que melhor estreou, que seria difícil tirar o título de campeão neste ano. Todos se esqueceram que a Alemanha jogou contra ninguém. A Austrália nunca teve tradição alguma no futebol mundial. O time só está neste Mundial devido a mudanças de regras nas eliminatórias. Antes de 2006, a Austrália tinha que buscar a vaga na repescagem contra um representante da América do Sul. Nunca conseguiram sucesso e sempre foram presas fáceis para os times sul-americanos. Com as mudanças, aí sim eles pelo menos conseguiram chegar ao Mundial de 2006 e agora no torneio da África.
Então, vencer a Austrália por 4x0 não credencia ninguém a melhor time de campeonato algum. A Austrália é forte candidata ao posto de pior equipe do Mundial. Ontem, quando a Alemanhã foi derrotada pela Sérvia, já teve comentarista mudando de opinião. Chega a ser hilário. O fato foi inclusive motivo de comentários irônicos de um expectador da SportTV, que criticou a postura dos “entendidos” da mídia esportiva.
Agora a bola da vez é a Argentina. Estão encantados com a seleção do arrogante Maradona. Faz sentido este “encantamento”, já que o time argentino vem conseguido certo sucesso dentro de campo, prato cheio para os “comentaristas de resultados”. A verdade é que ninguém jogou nada até o momento. O torneio está nivelado por baixo e sem favoritos. Contra quem a Argentina jogou mesmo? As poderosas Nigéria e Coreia do Sul. Grandes adversários que nos deram a exata noção sobre o “grande” futebol argentino.
Brasil - A seleção brasileira faz amanhã seu segundo jogo no Mundial. O time de Dunga entra em campo bombardeado de críticas dos “comentaristas de resultados”. A equipe enfrentou a Coreia do Norte no meio de semana e ganhou por 2x1, jogando o suficiente para fazer o resultado. Se a atuação não foi maravilhosa, pelo menos o time mostrou vontade dentro de campo e ainda teve que superar um adversário com uma retranca que poucas vezes vi. Em muitos momentos, os norte-coreanos se defendiam com 11 jogadores. Quem consegue furar uma retranca assim? Não dava. Achei os 2x1 de muito bom tamanho. Se for para ser campeão que vença todos os jogos assim. O que importa é a conquista do hexa. E, sinceramente, quem está jogando mais que o Brasil? Argentina? Alemanha? Isto só vai ficar claro quando estas equipes medirem forças no Mundial. Acho que talvez nem aconteça, pois nem sei se Argentina ou Alemanha vão chegar tão longe. A Copa está nos mostrando que o Brasil não vai dar espetáculo como querem “os críticos de resultados”, mas mostra também que ninguém dará este esperado show. É a Copa dos resultados, a Copa dos poucos gols, a Copa que mostra que o futebol está cada vez mais decadente.

Nenhum comentário: