sábado, 5 de junho de 2010

Novo projeto

(OBS - Texto publicado no jornal Mais Poços de Caldas -  Fico feliz em ter mais um espaço para falar do esporte de Poços de Caldas. Nesta primeira edição do jornal Mais quero destacar a riqueza e a variedade do esporte local, que vem se tornando destaque no Estado. Esta semana tive oportunidade de conversar com o secretário de Esportes Carlos Alberto dos Santos, que está em Brasília participando de um evento importante, a Conferência Nacional de Esportes. Sua presença na capital federal, em meio a autoridades do Brasil inteiro, prova que Poços de Caldas está perto de ser uma potência esportiva.
Além de talentos locais, a cidade ainda importa nomes de destaque que chegam a Poços e não querem mais ir embora, como Fernando Fumaça, campeão latino-americano de boxe e que busca este ano o título mundial de sua categoria. Fumaça é baiano de nascimento mas adotou Poços de Caldas e leva o nome da cidade a todos os cantos. Temos o Marcos Alexandre Elias, o Queniano, atleta do Cruzeiro de Belo Horizonte, clube tradicional no atletismo. Ele chegou por aqui vindo do Paraná, constituiu família e fala com orgulho que é atleta de Poços de Caldas. Para completar este timaço de campeões temos o “peso pesado” Elton Fiebig, campeão mundial master de judô em 2009 nos Estados Unidos e vice este ano na Hungria. Fiebig cresceu entre potências do esporte e treinou com campeões do porte de Aurélio Miguel. Morou no Japão, aperfeiçoou toda sua técnica e hoje é sensei em Poços de Caldas, onde luta a todo custo para passar um pouco de seus conhecimentos aos jovens de nossa terrinha.
Juntam-se a este time nomes como Paulão Rezende, que apesar de ser carioca também é um poços-caldense de coração, o sensei Matsuo, veterano e incansável mestre do judô local. Temos o Daniel e o cabo Francisco, destaques no Karate, e o Renato Rezende, uma das principais promessas do esporte local ao lado de Sherman Trezza, que podem fazer parte do time do ciclismo brasileiro nas próximas Olimpíadas. E como não falar de Tatiele Carvalho, campeã sul-americana este ano, outra forte candidata a estar numa olimpíada.
Citei apenas alguns nomes do esporte local, com certeza temos outros mais que infelizmente não cabem neste artigo restrito ao espaço que tenho no jornal. Mas com todos estes talentos é fácil escrever sobre esporte na cidade.
Nosso futebol profissional hoje é representado na elite de Minas Gerais pela Caldense, time que tem tradição de mais de 80 anos e a maior torcida da cidade. A Caldense já deu imensas alegrias aos torcedores, sendo inclusive campeã mineira em 2002. Os “críticos” de plantão não se cansam de desmerecer este título, mas a história não quer saber se no campeonato mineiro de 2002 Cruzeiro e Atlético não estavam presentes. Qualquer lista de campeões mineiros da história aponta a Caldense como campeã naquele ano. É um feito para clubes do interior. Além da nossa Veterana, apenas Villa Nova e Ipatinga se deram ao luxo de ter seu nome nesta restrita lista.
É isso. Como citei antes, assunto para falar no jornal Mais não vai faltar, com a riqueza de material que a cidade fornece.

Nenhum comentário: