sábado, 5 de junho de 2010

A luta para popularizar o golfe

( OBS - Texto publicado no Jornal Mais Poços de Caldas - Poços de Caldas é uma das poucas cidades em Minas Gerais, talvez a única no interior do Estado, a ter um campo de golfe. Mesmo com nove buracos - normalmente os campos têm 18 - ele é considerado perfeito por jogadores de Poços e de muitas outras cidades que já competiram aqui. “Muitas vezes a primeira impressão que um atleta de fora tem é de desconfiança devido ao número inferior de buracos, mas quando ele começa a jogar vê que o campo é muito bom, tem suas dificuldades e sai tecendo elogios à estrutura. Além disso, temos um clima incomparável e isto acaba conquistando os visitantes”, conta Horácio Maldonado, professor do Poços de Caldas Golfe Clube.
A grande luta, no entanto, é tirar desta modalidade a fama de esporte elitizado, o que, segundo os adeptos, acaba afastando praticantes que temem não ter condições de manter a atividade.
“Infelizmente temos que lidar com este “preconceito”. Dizem que o golfe é apenas para quem tem poder aquisitivo elevado e gente que poderia até mesmo se destacar no esporte acaba nem se arriscando. Tudo não passa de especulação e quem realmente procura se inteirar dos valores para a prática do golfe vê que não é tão caro como se pensava”, conta Maldonado.
Para tentar aumentar o número de praticantes em Poços o clube tenta a todo custo soluções. Segundo Maldonado, existe uma campanha para captações de novos sócios e a expectativa é muito grande para que os resultados comecem a aparecer. O professor acredita que até o final deste ano a tendência é que o clube já tenha conseguido aumentar seu número de sócios.
“Abrimos nossas portas para qualquer pessoa interessada no esporte. Basta nos procurar no clube que vamos tentar dar o máximo de condições para a prática do golfe”, conta ele. As primeiras aulas são totalmente gratuitas e o aluno tem depois a certeza se vai ou não investir no esporte.
O campo reduzido pela metade não impede a realização de grandes torneios. No final de semana passado a cidade realizou o XXIII Aberto de Poços de Caldas, competição que reuniu cerca de 90 competidores, dentre eles alguns com colocações de destaque no ranking paulista. Num campeonato de golfe, o atleta campeão é aquele que percorre os 18 buracos num menor espaço de tempo. No campo de Poços o atleta precisa fazer duas vezes o percurso para completar 18 buracos. “Além de um esporte muito prazeroso o golfe é uma terapia e só traz benefícios a seu praticante. Jogando golfe você esquece do mundo, é tudo muito bom.É bom para a mente e fisicamente devido à caminhada que uma partida exige, pois são de seis a sete km e ainda tem o contato direto com a natureza”, finaliza o professor.
Serviço - Contatos com o Poços de Caldas Golfe Clube pelo telefone 3722-3067 e 3712-1050 ou diretamente no clube com Ruth.

Nenhum comentário: