terça-feira, 22 de junho de 2010

Equipe PR conquista 10 medalhas no Sul-americano

Jaguariúna, interior paulista, foi sede neste final de semana do Sul-americano de Jiu-jitsu. As competições foram realizadas no Ginásio Municipal Caio Pompeu de Toledo. A
Academia Paulão Rezende foi destaque do evento e conquistou 10 medalhas, sendo a agremiação com mais medalhas no campeonato. O time comandado por Paulão Rezende foi recebido no final da tarde de ontem pelo prefeito Paulo César Silva e a vice Gláucia Boaretto. O prefeito ratificou o apoio ao esporte de Poços de Caldas ao falar aos atletas de Paulão Rezende. “Quero reafirmar aqui o compromisso nosso de apoio. Respeitamos muito o trabalho desenvolvido pelo Paulão Rezende e que vocês tenham a certeza de que enquanto tivermos condições estaremos dando todo o apoio que for possível. Ano passado enfrentamos dificuldades, que continuam em 2010, mas a tendência é de melhora e queremos investir cada vez mais no esporte de Poços de Caldas. Vocês, diante de tantas dificuldades, nos dão tantas alegrias, nos recompensam com mais medalhas”, disse o prefeito.
O Sul-Americano é realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo (CBJJE). Equipes de várias regiões brasileiras e de países da América do Sul participaram, competindo nas categorias infanto-juvenil e absoluto (adultos divididos entre as faixas preta, marrom, roxa e azul). De acordo com a CBJJE, os atletas que se classificaram até o quarto lugar em Jaguariúna estão aptos a se inscrever para a fase final do Mundial. O mesmo vai acontecer com as competições agendadas para os demais Estados brasileiros. Já os atletas que não conseguirem se classificar poderão se inscrever na fase seletiva do Mundial 2010, ainda sem data marcada.
“O jiu-jitsu em Poços de Caldas vem crescendo muito e isto acabou fazendo com que nossa equipe voltasse este ano com muita força e muitos graduados ganhando medalhas. Neste sul-americano mostramos este crescimento e conquistamos medalhas desde os faixas brancas até os faixas pretas. Voltar a este cenário de vitórias me deu uma injeção de ânimo para seguir com este trabalho”, disse Paulão Rezende.
Das 10 medalhas conquistadas pela equipe PR na competição em Jaguariúna, 4 foram de ouro. Dentre os atletas que não conseguiram medalhas, Diego Martins foi um dos destaques. Ele fez um excelente combate e foi derrotado. O detalhe é que o adversário de Diego foi o campeão da categoria e um dos principais atletas do sul-americano. Os títulos da academia PR foram conquistados por Mário Henrique Garcia, peso leve, Paulo Alves, faixa azul, Breno de Pádua, juvenil faixa azul, e Giusley Santos, faixa marrom. Giusley foi considerado pelos organizadores do evento com um dos grandes destaques. “Para nós, vermos estes meninos que saíram de projetos sociais vencerem, ganharem medalhas de ouro, servindo como referência para as crianças de Poços é muito gratificante”, conta Paulão Rezende, que destaca que 144 crianças fazem jiu-jitsu com a parceria com a Lei de Incentivo e que tem como incentivadora a Construtora Etapa. Paulão Rezende acha que com a reativação da Casa do Atleta em Poços de Caldas a tendência é que o jiu-jitsu cresça de vez na cidade.
Segundo ele, existem grandes possibilidades da volta à cidade de ex-campeões que estão no exterior mas que manifestaram desejo de retornar. “A Casa do Atleta seria o primeiro passo dado para o retorno destes campeões que passariam a trabalhar diretamente com os meninos da cidade junto comigo”, conta Paulão. Erick Cardoso, campeão mundial, é um dos futuros moradores da Casa do Atleta. “Não posso deixar de agradecer ao nosso secretário de Esportes Lelo, além do prefeito e da vice que estão ao nosso lado e incentivam no que podem o esporte local”, disse Paulão.
A academia PR foi campeã geral. O time de Poços conquistou 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 4 de bronze. Além dos campeões citados, destaque para Anderson Milo, terceiro colocado, absoluto, faixa roxa, Fábio Júnior, terceiro colocado, Chuck, terceiro colocado, faixa roxa, João Rafael, o Gargamel, terceiro colocado, faixa preta, André “Gafanhoto”, terceiro colocado, e Mário Henrique Garcia, o Rique. “O Mário é um atleta de muitos anos, foi um dos grandes responsáveis pela minha vinda para Poços de Caldas. Ele, além de um grande competidor, é um grande atleta dentro da academia, um bom amigo, bom companheiro e por isso este agradecimento especial a ele, aluno fiel e companheiro”, finalizou Paulão. "Foi a minha maior conquista no jiu-jitsu, desde quando comecei há 16 anos; vencer na faixa preta não é tarefa fácil. As lutas foram muito disputadas em todas as categorias, sobretudo na faixa preta, em que o equilíbrio emocional e psicológico é fundamental". disse Rique.

Nenhum comentário: