domingo, 8 de janeiro de 2012

Ligeirinho busca o tri na BR-135

Campeão da BR-135 nos anos de 2008 e 2010, Adilson José Pereira, o Ligeirinho, busca seu terceiro título na difícil competição que acontece no próximo dia 20. Apenas Ligeirinho pode conseguir o feito de ser tri-campeão da BR-135, por isto o carinho nos preparativos este ano foi especial. O atleta de Poços de Caldas é especialista na prova. Ano passado, mesmo enfrentando diversos problemas de saúde durante o percurso, ele quase conquistou o título, porém, terminou em terceiro lugar. “Este ano estou muito bem preparado e não vou ter os problemas que tive em 2011. Quero muito este título, pois a BR-135 é uma competição que gosto muito de participar”, disse Ligeirinho.
“Mudei minha alimentação, a maneira de usar a suplementação durante os treinamentos, tudo para ter um desempenho melhor e conseguir a vitória”, continuou Ligeirinho.
A preparação foi dura. Ligeirinho percorreu cerca de 800 a 900 quilômetros por mês. O atleta realizou muitos treinos noturnos no percurso Poços-Pocinhos pela estrada velha. O Caminho da Fé também serviu de cenário para os treinos do campeão. Estes treinamentos foram feitos diversas vezes e Ligeirinho teve a companhia de Rafael de Matos, atleta que também disputará a BR-135. Eles contaram com uma equipe de apoio durante estes treinamentos.
Sob orientação do preparador físico José Luiz Azevedo, Ligeirinho ainda realizou duros trabalhos de academia onde conseguiu mais resistência muscular, fundamental para uma ultramaratona como a BR-135.

Último treino
O último treino de Ligeirinho acontece neste domingo. O atleta fará um percurso de 52 quilômetros. Ele larga do Jardim Filadélfia, segue até o posto da Polícia Rodoviária Federal, passa por Bandeira do Sul, retorna pela estrada antiga na Serra do Selado, pega a Wenceslau Braz e termina a competição no Jardim Filadélfia, mesmo local da partida. Todo o percurso será realizado em aproximadamente cinco horas. “Depois deste treinamento vou descansar a semana toda para chegar bem preparado para a BR-135”, disse Ligeirinho.

Equipe de apoio
Ligeirinho contará com uma grande equipe de apoio na BR-135. O time será composto por José Luiz (técnico), Dr. Mário (médico), Rondinelli (logística), Adriano (motorista) além dos pacers Aparecido, Franco, Romevaldo, Rovilson, Carlos Ventura e Valéria. O pacer acompanha, em sistema de revezamento, o atleta durante toda a prova. Ele é responsável de cuidar de toda a suplementação e alimentação do atleta na competição. “Nossas vidas dependem do trabalho dos pacers. Sem eles, vencer uma ultramaratona como a BR-135 é praticamente impossível”, disse Ligeirinho. A resistência do atleta é tanta que ele disse que os cinco pacers que o acompanham chegam ao fim da prova mais desgastados que ele. “Este fato dá uma noção exata do grau de dificuldade desta ultramaratona”, disse.

Curiosidades
As dificuldades da BR-135 podem ser medidas pelo imenso material que Ligeirinho levará para a competição. O atleta usará ao longo da prova oito pares de tênis, 16 pares de meia, 10 camisetas, três lanternas, deverá consumir 20 litros de água e hidratantes além de outros assessórios diversos.

A competição
A BR 135 disputada no Brasil é a primeira etapa do Mundial, competição considerada a mais difícil do mundo e com atletas que brigam diretamente para serem os melhores do planeta.
Com uma distância de 135 milhas (217 km), a ser percorrida em até 60 horas, a BR 135 Ultra é considerada a prova mais difícil do Brasil.
Toda realizada nas montanhas da serra da Mantiqueira no Estado de Minas Gerais, ela foi criada pelo ultramaratonista Mario Lacerda em 2005 e acontece no trecho de maior dificuldade do Caminho da Fé. A BR 135 Ultra nasceu inspirada em conceito e em espírito pela Ultramaratona Badwater, no Vale da Morte, USA. É extremamente difícil porque é toda realizada nas montanhas e apenas 20 dos 217 km são planos. O atleta, ao longo da prova, “sobe e desce” um monte Everest, com um total de mais de 10 km de subida e aproximadamente 9 km de descida acumuladas.

Nenhum comentário: