sábado, 28 de janeiro de 2012

Principal prova do atletismo de Poços acontece amanhã

As ruas de Poços de Caldas recebem neste domingo a prova mais tradicional do atletismo local. A Volta ao Cristo, que chega a sua 30ª edição, terá um grande número de competidores, entre eles grandes nomes do atletismo nacional. Outro destaque será o portador de deficiencia visual, Rogerio de Faria, morador de Poços de Caldas, que participará da prova pela primeira vez.
Farão a largada 1.200 atletas, no Ronaldão. A Volta ao Cristo é um dos eventos mais grandiosos organizado pela Secretaria Municipal de Esportes.
 A equipe do Cruzeiro novamente vem forte e João da Bota, um dos maiores vencedores da prova, vai tentar mais um título. “Gosto de competir em provas variadas e correr em Poços de Caldas é especial por se tratar de uma prova diferente das demais do calendário, com planos e subidas e o rendimento do atleta varia muito. Quem consegue manter uma regularidade se sai melhor e assim tem mais chances de vencer a prova”, disse João da Bota. Segundo ele, é preciso treinar em lugares com percurso parecido com a Volta ao Cristo para ficar mais preparado para a competição. “Precisa de muita forma para subir e descer e se não tiver um preparo especial o atleta não consegue terminar a prova. Descer chega a ser mais perigoso do que subir, pois na descida os riscos de uma contusão são bem maiores”, disse João da Bota. Entre as mulheres, Marizete Rezende, campeã da São Silvestre leva todo o favoritismo.
 O percurso da Volta ao Cristo é de 16 km com largada e chegada no estádio Ronaldo Junqueira. A largada será às 9h. A trajetória abrange ruas do centro da cidade, estrada para a serra São Domingos e as avenidas João Pinheiro e Mansur Frayha. Haverá premiação em dinheiro e troféus. Os vencedores das categorias geral masculino e geral feminino receberão R$ 3 mil. Todos os participantes receberão camisetas e medalhas. Cada corredor usará um chip de cronometragem.
Para o dentista Otenil Pereira de Ávila, o atletismo é muito mais que um esporte, é uma paixão. Ele é veterano da Volta ao Cristo e também corre descompromissado de resultados. “Devo fazer o percurso por volta de uma hora e meia, tudo na maior calma, dentro do meu limite. É importante ressaltar que nós amadores precisamos ter cuidado, o atletismo pode ser perigoso se não for praticado de forma correta, podemos sofrer uma séria contusão e este não é o objetivo”, alerta.   A Volta ao Cristo foi eleita pela revista especializada Contra-Relógio como uma das 20 provas imperdíveis do Brasil.
A Volta ao Cristo é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), Departamento Municipal de Eletricidade (DME), Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), 100º Grupo de Escoteiros Primeiro Centenário, Guarda Municipal, Sesc, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Unimed, Secretarias de Obras, Saúde e Serviços Públicos.

Nenhum comentário: