sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Walderi não jogará o Mineiro pela Caldense

O atacante Walderi, um dos ídolos da Caldense, não defenderá a camisa do clube no Campeonato Mineiro deste ano. A causa que o tirou dos gramados é a ruptura total do ligamento cruzado anterior - estrutura localizada no centro da articulação do joelho, que, junto com o ligamento cruzado posterior, tem a importante função de manter a estabilidade da articulação em flexão e extensão –, acompanhada pela laceração do menisco medial – disco fibroso, que, junto com o menisco lateral, dá integridade ao joelho e serve de amortecedor.
De acordo com o doutor Adriano Torres, médico ortopedista do clube, “essas lesões são muito comuns no futebol e ocorrem normalmente em um mesmo trauma - quando o pé está fixo no solo e acontece a entorse do joelho com o giro interno do fêmur”. A cirurgia é simples e rápida, porém o período de recuperação é demorado: Walderi ficará afastado por quatro meses.
O jogador, de 29 anos, voltou à Veterana em maio de 2011 e, junto à diretoria de futebol, acertou contrato de um ano. Infelizmente, devido a um trauma durante um treinamento, o atacante não poderá cumprir a promessa que fez aos torcedores quando retornou: dar muita alegria e ajudar o time a fazer um belo campeonato.
A cirurgia pela qual passará Walderi consiste na reconstrução do ligamento - com a utilização dos tendões do próprio joelho como enxerto para substituir o ligamento lesado - e na retirada da parte lesionada do menisco medial. Graças às técnicas cirúrgicas bastante avançadas e às inovações dos implantes utilizados para fixação do enxerto, o retorno às atividades esportivas pode se dar com o mesmo desempenho anterior à lesão.
A reabilitação fisioterapêutica é extremamente fundamental para a recuperação do atleta. Segundo Camila Rocha, fisioterapeuta da Caldense, o tratamento já foi iniciado mesmo antes da cirurgia. “O Walderi já está passando por um fortalecimento muscular, o que vai facilitar, no futuro, o retorno dele à atividade física. Nos primeiros quinze dias do pós-operatório serão feitos tratamentos para tirar a dor e acabar com o edema, um fortalecimento moderado e preparação para carga e descarga de peso total. Nos meses seguintes, serão feitos trabalhos de fortalecimento, equilíbrio muscular, propriocepção e fundamentos esportivos. No quarto mês ele já iniciará a parte da preparação física para retornar aos gramados”, explica Camila.
O joelho a ser operado é o esquerdo, e não o direito, que Walderi lesionou enquanto atuava pelo Paraná Clube, em 2010. A cirurgia ainda não tem data marcada, mas deverá acontecer nos próximos dias.

Nenhum comentário: