sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Governo de Minas lança Programa de Fomento à Cadeia Produtiva do Esporte

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) e a Fundação João Pinheiro (FJP) assinaram,ontem, termo de cooperação para o lançamento do Programa de Fomento à Cadeia Produtiva do Esporte em Minas Gerais.
 Iniciativa pioneira no Brasil, o programa atuará no diagnóstico da cadeia produtiva do esporte, na qualificação profissional e no incentivo de acesso ao mercado às entidades e empresas do segmento. O evento contou com a participação de 40 representantes de clubes, federações e empresas da área esportiva que atuam nas modalidades prioritárias do esporte de rendimento em Minas Gerais.
“O Governo de Minas tem o desafio de estar sempre na vanguarda das políticas públicas e essa parceria é a prova disso. O Produto Interno Bruto (PIB) esportivo é muito significativo e, principalmente neste momento, em que o Brasil se prepara para as duas principais competições esportivas mundiais, não pode ser ignorado”, destacou o secretário-adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero.
 Com essa iniciativa, o Governo do Estado pretende despertar a atenção das entidades e empresas para as diversas oportunidades de negócio no setor esportivo e prepará-las para o promissor ambiente competitivo que se aproxima, com a realização da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014, dos Jogos Olímpicos de 2016 e de diversas outras competições esportivas previstas para o período.
 Ao construir essa cadeia, Minas busca estabelecer um trabalho bem elaborado de marketing, que permita a geração de negócios para as entidades e empresas envolvidas, e resultados expressivos para os atletas mineiros nos cenários esportivos nacional e internacional.
 O programa se insere nas estratégias desenvolvidas pela Seej no programa estruturador Minas Olímpica, que estimula ações no âmbito do esporte de rendimento no Estado, e terá início com um diagnóstico completo da cadeia produtiva do setor. A FJP será a responsável pelo diagnóstico e mapeamento da cadeia, propondo o arranjo institucional e as políticas públicas e estratégias empresariais necessárias para o desenvolvimento do setor.
 Nesta primeira etapa, as federações, clubes e empresas serão sensibilizados em seminários regionais, que apresentarão a importância do Programa de Fomento à Cadeia Produtiva do Esporte em Minas Gerais. As instituições e empresas passarão por diagnóstico organizacional completo, visando à construção de um plano de ação para o desenvolvimento gerencial. Posteriormente, a Seej e o Sebrae realizarão projeto de capacitação para as empresas e entidades do setor, buscando o fortalecimento da capacidade gerencial e o posterior incentivo ao acesso ao mercado.
 Assinaram o termo de cooperação, o secretário-adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero; o diretor superintendente Afonso Maria Rocha; e do diretor técnico Luiz Márcio Haddad Pereira Santos.

Nenhum comentário: