quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Técnico de vôlei contesta eliminação da Caldense no Estadual

GUSTAVO MENDANHA
Acs/Caldense

Depois de uma campanha memorável da Caldense no Campeonato Mineiro de Vôlei – Fase Estadual –, marcada por três vitórias consecutivas, uma delas sobre o então campeão da competição, e apenas uma derrota, a equipe feminina infanto-juvenil de Poços deu adeus ao torneio mais competitivo do vôlei mineiro, terminando na sexta colocação do estadual.
O motivo foi uma falha da Federação Mineira de Voleibol (FMV) cometida no dia seguinte após o primeiro jogo da Veterana, contra o forte Mackenzie – campeão da edição passada do campeonato –, em que o órgão supremo da modalidade no estado puniu a Caldense por ter colocado em quadra a jogadora Thaís Couto, vinda de São Sebastião do Paraíso/MG, sob a alegação de que a atleta não teria condição de jogo.

 Contradição
Entretanto, o fato que causou indignação na comissão técnica da Veterana é que, às vésperas da partida de estreia da equipe de Poços no estadual, a mesma Federação havia dado condição de jogo a todas as atletas da Caldense, inclusive a Thaís, conforme comprova um documento enviado pelo órgão à comissão técnica do clube dias antes do jogo. As meninas da Caldense entraram em quadra e enfrentaram o gigante Mackenzie à altura, vencendo a partida por 3 sets a 2, num espetáculo de três horas de duração.
Motivadas, as jogadoras de Poços mostraram superioridade em quadra, e venceram seus dois adversários posteriores, Olympico Club, por 3 sets a 0, e Arcos, por 3 a 1. Com a punição recebida depois da estreia vitoriosa, a Caldense teve seus três primeiros pontos transferidos para o rival. Mesmo com a penalidade aplicada indevidamente, a equipe de Poços avançou na competição, precisando apenas de uma vitória do Mackenzie sobre o Olympico Club para conseguir a classificação para a final do Campeonato Mineiro.
Num jogo contestável, o então campeão foi derrotado de forma banal e duvidosa, e a Veterana ficou fora da briga pelo título estadual. Na disputa pelo quinto lugar, as meninas de Poços, já abaladas pela situação, perderam para o time de Lavras. O caso ainda seria agravado com a descoberta de uma fraude envolvendo as duas equipes tradicionais do campeonato.

 Fraude
De acordo com informações da comissão técnica da Caldense, num fim de tarde, após a partida polêmica entre os times da capital, houve uma reunião entre os dirigentes das equipes participantes do campeonato e, segundo consta numa gravação feita pelo telefone celular de um dos integrantes da comissão, o técnico do Mackenzie confessou ter instruído suas atletas a deixarem a equipe do Olympico Club vencer a partida, em protesto à FMV pela participação de uma equipe sul-mineira no campeonato estadual.
“Foi uma atitude antidesportiva, e que deixa cada um de nós indignado contra o Mackenzie e a própria Federação Mineira. Fomos convidados pela FMV a participar da fase estadual do campeonato, toda a documentação foi enviada ao órgão e aprovada pelo mesmo, para depois sofrermos com a retaliação por parte da própria Federação e também pela equipe do Mackenzie, que em conchavo com o Olympico entregou o jogo, classificando as duas para as semifinais da competição”, ressalta Aniceto.
O treinador da Caldense revela que a fraude envolvendo as principais equipes do campeonato foi denunciada ao delegado responsável pela competição, mas que nenhuma providência foi tomada para o caso. “O técnico do Mackenzie disse explicitamente, na frente do delegado da Federação, responsável pela realização dos jogos, que realmente havia entregado a partida, mas não como estratégia de jogo, e sim como protesto contra a FMV por ter convidado a Caldense a participar dessa última fase do campeonato”, relatou Aniceto.
 Discriminação

Segundo o técnico da Veterana, as ofensas ao clube e ao esporte da região continuaram a ser proferidas pelo dirigente do Mackenzie, sem o menor pudor, durante a reunião entre os técnicos. “Ele disse que a Caldense não era bem-vinda no campeonato, porque o Sul de Minas era uma panela, e que a região teria que trabalhar muito para chegar lá. E é simplesmente o que estamos fazendo hoje. Temos todas as categorias de base dentro do clube. Resumindo, a Caldense venceu seus três primeiros jogos, classificou-se em terceiro lugar e, sem estrutura nenhuma emocional das atletas, acabamos perdendo o jogo de disputa do quinto lugar, contra Lavras. Foi um episódio triste para todos nós do voleibol do clube”, finalizou o técnico da Caldense, Flávio Aniceto.
O departamento jurídico do clube já foi acionado para analisar o caso e tomar as providências cabíveis perante a Federação Mineira de Voleibol e a direção do Mackenzie.

Nenhum comentário: