domingo, 18 de dezembro de 2011

Renato Rezende é vice-campeão no BMX Christmas Classic 2011

Renato Rezende fechou a temporada com um resultado extraordinário. O piloto de Poços de Caldas foi vice-campeão do BMX Christmas Classic 2011, competição realizada na cidade paulista de Leme. A prova, que reuniu os principais pilotos do mundo, foi vencida pelo norte-americano Taylor Faoro. O outro brasileiro na disputa, Rogério Reis, terminou em terceiro lugar.
Foi o primeiro ano em que o Christmas Classic 2011 aconteceu no Brasil. A competição é tradicionalmente realizada nos Estados Unidos. “Foi emocionante correr no Brasil, contar com apoio de amigos e familiares, isto tornou minha participação inesquecível”, disse Renato Rezende. “Ao final, eu e pai nos abraçamos emocionados com o resultado, não deu para segurar”, disse. O ciclista de Poços de Caldas não corria no Brasil desde 2010. “A torcida e a família me fizeram muito bem”, completou o piloto, que ainda não se encontra no melhor de sua forma física. “É até chato eu ficar batendo sempre nesta tecla, falando toda a vez que não estou bem fisicamente, mas é a pura verdade. Se eu estivesse tão bem preparado quanto o americano que venceu (Taylor Faoro), certamente iria brigar pela vitória e com boas chances”, disse Renatinho. Enquanto o brasileiro teve uma temporada complicada devido às lesões, Taylor teve um ano impecável e sem problemas fora das pistas. “Infelizmente não estou no meu melhor, não estou largando bem, a resistência não está boa como deveria. Me cobro muito sobre isto e por isto falo tanto deste assunto”, disse Renato.
Crítico sobre seu próprio desempenho, Renato disse que quer mais para sua carreira. “Este segundo lugar foi um bom resultado, sem dúvida, mas quero o primeiro lugar,  vencer é meu objetivo, é para isto que estou treinando forte. Tenho que melhorar e quero atingir a perfeição. Sei que é difícil, mas um dia vou chegar neste patamar”, completou ele.

A prova
Renato Rezende fez uma boa semifinal. O piloto se classificou na segunda colocação, ficando atrás do argentino Thaiguara Ramires. Na final, Renato completou a primeira reta na quarta colocação. Confirmando que seu forte atualmente é a recuperação, ele iniciou uma série de ultrapassagens até chegar à segunda colocação. Na ânsia de buscar a primeira colocação, o piloto quase sofreu uma queda, porém, conseguiu sustentar a posição até o fim. “Quando eu estava em quatro passei dois pilotos de uma vez e achei que dava para buscar o primeiro lugar. Na última curva arrisquei tudo para entrar o mais rápido possível, mas como a curva era muito fechada, o pneu traseiro da bike escorregou e o americano foi embora. Mesmo assim consegui manter a segunda colocação até o fim”, disse Renatinho. Antes da prova em Leme, Renato Rezende passou uma semana de treinos em Paulínia, cidade considerada com sua segunda casa dentro do BMX.

Novo ânimo
Com o resultado em Leme, Renato Rezende ganhou novo ânimo em busca da vaga olímpica. O piloto confessou que buscar um lugar em Londres é hoje uma obsessão em sua vida. “Estou muito incentivado para treinar mais que nunca. Não prometo a vaga olímpica, porém, prometo que vou me esforçar 110% em todos os treinos, dedicar em todos os detalhes porque quero muito conseguir esta vaga. Vou brigar o máximo possível para ajudar o Brasil a ter este lugar em Londres”, disse Renato Rezende. A equipe brasileira está a menos de 100 pontos ficar com a classificação para Londres. “Esta promessa é comigo mesmo. Eu quero muito esta vaga e por ela vou dar tudo que tenho”, disse o piloto.
Na luta pela perfeição desejada, Renato não terá folga no final do ano. Amanhã ele recebe no Rio de Janeiro, o Prêmio Brasil Olímpico, e ficará na Cidade Maravilhosa em treinamento durante toda a semana. “Não vou ter nem Ano Novo. Quero dormir cedo, antes da virada, para ser o primeiro pilotos brasileiro de BMX treinando em 2012. Vou treinar às 7 da manhã do dia primeiro e é assim que quero começar o ano”, disse ele. Cheio de sonhos, Renato acredita que 2012 será um ano iluminado onde a vaga olímpica estará muito perto, dependendo de seus esforços e dos outros pilotos da seleção brasileira.
Renato Rezende tem apoio do Projeto Soma, Bill Bike´s, Oakley, o Clube de Bicicross Poços de Caldas, seleção brasileira e Prefeitura de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: