domingo, 9 de setembro de 2012

Com presença de Sarah Menezes, judocas de Poços mostram garra


Poços de Caldas, MG - Sob comando do sensei Elton Fiebig, os judocas de Poços de Caldas mostraram muita garra em seus combates, mas acabaram eliminados nas fases classificatórias. A grande diferença de nível técnico foi determinante.
As lutas foram acompanhadas pela judoca Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres (leia matéria neste blog). O judô mostra em Poços de Caldas que é uma das modalidades mais concorridas da atualidade e todos os Estados do Brasil estão na briga por medalhas. Ninguém conseguiu uma hegemonia nos jogos disputados na cidade. Poços viu campeões de Goiás, Santa Catarina e São Paulo, entre outros. Para o Fiebig, este equilíbrio mostra que o judô brasileiro está bem nivelado. Em seu ponto de vista, Poços de Caldas está um passo atrás dos demais concorrentes. Os melhores resultados da cidade foram três atletas na sétima colocação. Kélvin, na categoria meio pesado, Joice, no peso médio e Luan, peso leve. Cada um realizou  cinco lutas e por pouco não entraram na briga pela medalha de bronze.
“Nossos atletas possuem qualidade técnica boa, mas ainda falta mais nível de competição. Eles precisam lutar com judocas bem ranqueados para terem maiores condições de bons resultados em eventos difíceis como as Olimpíadas Escolares”, disse Fiebig. “O judô praticando em Poços está muito limpinho, sem malícia e numa competição deste nível, além da parte técnica, precisamos saber usar estratégia ”, continuou o sensei.
  Elton acredita que a pouca idade dos atletas de Poços é fator positivo, pois  ainda existe tempo para corrigir os erros. “São meninos muito jovens, a maioria ainda vai ter outra  oportunidade em disputar estes jogos e podem crescer no esporte. No meu ponto de vista o resultado pode vir com um trabalho sério”, disse, lembrando que nesta competição tem criança que treina cinco horas diárias e faz uma preparação voltada para os jogos. “Em Poços ainda estamos no nível de aprendizado, estes meninos são praticantes de judô, o que é diferente de ser atleta”, continuou, dando uma “cutucada” nos formadores da cidade.  “Quem sabe os resultados de agora podem ser um divisor e mostrar para quem acompanha a modalidade na cidade op que precisa ser feito. Eles estão vendo o que é judô moderno, qual o nível de competição que estes meninos realmente possuem e podem fazer algo para mudar isto. Seria bom se nossos formadores aprendessem agora para que em jogos futuros nossos meninos não sejam apenas meros participantes e passem a ter chances de medalhas”, finalizou o sensei Fiebig.
Hoje Poços volta ao tatame para a disputa por equipes.  As lutas começam às 9h no poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves.

Nenhum comentário: