terça-feira, 11 de setembro de 2012

Professor comemora desempenho do atletismo de Poços de Caldas


Poços de Caldas, MG - As provas de atletismo das Olimpíadas Escolares se encerraram no último domingo. Para o professor Sidnei de Parólis, de Poços de Caldas, mesmo sem medalhas, o desempenho da cidade foi muito bom.
Antes dos jogos escolares, Poços de Caldas disputou de todas as fases - municipal, regional e estadual. Estas etapas preliminares classificaram quatro atletas para a seleção mineiro e outros 12 atletas representaram a cidade nas Olimpíadas Escolares.
“Fiquei muito contente com nossa participação, embora não tenhamos conseguido resultados expressivos, dentro de nossas possibilidades de trabalho tudo foi muito legal”, disse o professor Sidnei, que realiza um trabalho de formação que tem auxílio de diversas escolas da cidade. “Este trabalho vem evoluindo a cada ano, estamos passo a passo crescendo, isto nos enche de esperança para um breve futuro com bons resultados. O talento vem das escolas, por isto o trabalho do professor de Educação Física é fundamental”, disse.
Poços de Caldas disputou as Olimpíadas Escolares com número recorde de participantes no atletismo. Sidnei chegou a ser convidado para integrar a comissão técnica da seleção mineira, mas priorizou a equipe local. “Tenho certeza que outras oportunidades vão aparecer“, disse.
O professor acredita que a realização de jogos de alto nível como as Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas pode ajudar num melhor desempenho dos atletas locais nos próximos anos. “As Olimpíadas Escolares são o começo da formação do atleta. Durante esta competição muitos meninos da cidade ficaram emocionados por estarem participando do evento. Com certeza é um incentivo muito grande que pode fazer muita diferença daqui pra frente”, disse. Todos ganharam camisetas, brindes. Os atletas da seleção mineira foram presenteados abrigos da equipe.
Sidnei ressalta que o projeto com os meninos da cidade prioriza a formação do cidadão. O atleta vem depois. Segundo ele, um talento no esporte nunca pode ser desprezado e precisa ter total apoio dos formadores, mas o caráter e a conduta durante toda a vida do jovem é a grande prioridade.

 Investimento
O professor cobra investimentos dos governos no esporte de base para que a qualidade aumente e o Brasil se torne uma potência no esporte. “Precisa de investimento. Infelizmente muitos atletas teriam chances de ir mais longe, porém, por falta de incentivo, acabam abandonando o esporte. Faltam quatro anos para uma Olimpíada no Brasil, mas estamos muito atrasados. O governo precisa melhorar as condições de nossos atletas urgente”, lamentou o professor. Sidnei esteve recentemente em Moscou e ficou impressionado com o incentivo ao esporte na Europa.  “O Brasil não é só futebol, temos outras modalidades que precisam de carinho e que também podem dar muitas alegrias ao nosso povo. Não dá para entender o porque da falta de apoio”, continuou, lembrando casos dos irmãos Falcão, que foram medalhistas no boxe, mas passaram muitas dificuldades antes de brilharem no esporte, quando treinavam dando socos em bananeiras. Ele lembrou ainda o caso do medalhistas de ouro nas argolas, Arthur Zanetti, que treinava em argolas improvisadas no quintal de sua casa. “Isto é inadmissível. Precisamos de centros de treinamentos para todas as modalidades, precisamos de políticos voltados a ajudar o esporte, pois só assim conseguiremos crescer a nível mundial”, finalizou o professor.
O atletismo de Poços, sob comando de Sidnei, atualmente conta com aproximadamente 70 alunos, que treinam de segunda a sexta-feira. Os trabalhos acontecem na pista de atletismo da cidade e também na academia do professor. Ele avisa que os interessados em participarem da modalidade podem ir até a pista, pois as vagas estão sempre abertas.  “Queremos massificar o atletismo na cidade e cumprir os objetivos do projeto”, finalizou o professor.

Nenhum comentário: