terça-feira, 18 de setembro de 2012

Utramaratona mais difícil do Brasil foi realizada domingo em Poços de Caldas


Poços de Caldas, MG - Superação é a única palavra que se encaixa para descrever o feito dos 22 heróis que no último domingo disputaram a Primeira Ultramaratona Trilha do Cristo - 12 Horas ao Extremo. Foram momentos que vão entrar para a história do atletismo de Poços de Caldas, numa prova eleita por todos como a mais difícil do Brasil.
Os competidores largaram da entrada do ponto turístico Fonte dos Amores, seguiram pela trilha que leva ao Cristo Redentor, desceram pela estrada de asfalto e depois seguiram pelo entorno da Serra de São Domigos até retornar ao local da largada, onde iniciavam nova volta. José Orivaldo foi o campeão. O atleta realizou 16 voltas no percurso, superando Adilson Ligeirinho, que realizou a prova em 15 voltas. “Foi muito difícil completar o desafio. Pensei que com quinze voltas daria para terminar em primeiro, mas de último momento optei por mais uma volta e consegui a vitória. Acho que chegar na frente do Ligeirinho valorizou muito minha vitória. Ele é o grande nome da ultramatona e consegui superá-lo”, disse José Orivaldo, que chegou a pensar em desistir em determinado ponto do desafio. “Minha vitória pode ter sido surpresa para as outras pessoas, mas eu sabia que poderia chegar na frente pois treinei muito e estava me sentindo muito bem fisicamente. Mesmo assim teve um momento que pensei que não daria para completar e quase desistir. Busquei forças nem sei de onde para finalizar”, completou o campeão.  José Orivaldo resolveu continuar na prova na penúltima volta quando ficou sabendo que Ligeirinho abriria mais uma volta. Neste momento o atleta tomou a decisão de seguir em frente e superar o amigo e adversário. “Depois de 11 horas na liderança eu não poderia perder a prova na última hora de desafio. Sofri muito nesta volta final, mas acabei sendo recompensado e consegui este resultado muito importante numa competição que para mim é a mais difícil do Brasil”, finalizou José Orivaldo.
Mesmo na segunda colocação, Adilson Ligeirinho deu demonstração de grande espírito esportivo. Após cumprir as 12 horas de corrida o atleta ainda tinha fôlego para voltar e buscar companheiros que estavam por terminar o trajeto. “É importante este incentivo para não deixar que eles desanimem no finalzinho”, disse Ligeirinho. “A competição foi muito valorizada e  com um nível altíssimo dos competidores. Tivemos aqui os melhores atletas do Brasil e acho que tudo foi um grande sucesso. Esta competição é com certeza as 12 horas mais difíceis do Brasil. O José Orivaldo está de parabéns pela vitória. É um atleta respeitável e fico muito feliz por sua vitória. Independentemente de resultados, quero parabenizar a todos os participantes deste desafio. São verdadeiros heróis”, finalizou Ligeirinho.
A terceira colocação ficou com o atleta Eduardo Calixto, atual campeão da BR-135.
Segundo a maioria dos participantes da prova, não existe ponto fácil no desafio. Depois de uma subida que exige muito de todos, vem a descida que sobrecarrega as articulações, podendo ocasionar sérias lesões. Durante o desafio uma ambulância da Climepe ficou à disposição dos atletas. A prova deve entrar definitivamente para o calendário oficial da cidade.
A Secretaria Municipal de Esportes foi representada por José Eduardo Cassaro. O evento ainda teve apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Guarda Verde. “Quero ressaltar que a prova foi disputada por atletas preparados, pois exige muito preparo físico e muitos cuidados de todos. Para a secretaria de esportes foi um prazer apoiar esta competição e todos estão de parabéns”, disse Cassaro, que esteve presente na largada e na premiação aos vencedores.

Nenhum comentário: