quarta-feira, 30 de março de 2016

Albert Mareca deixa Secretaria para concorrer nas eleições municipais

 Poços de Caldas, MG - “Deixo a Secretaria de Esportes e me coloco à disposição do PMDB”, disse Albert Mareca, que deverá concorrer nas próximas eleições ao cargo de vereador ou até mesmo a prefeito municipal. Ele esteve à frente da Secretaria de Esportes por cerca de três anos e ontem assinou sua exoneração. Israel Souza Pereira, seu assessor direto na Secretaria, deve assumir o cargo, porém, isto ainda depende de confirmação do prefeito municipal Eloísio do Carmo Lourenço. Foi o segundo mandato de Mareca como secretário de Esportes, pois ele havia ocupado o cargo de 2001 a 2004 quando o prefeito era Paulo Tadeu. “Agradeço ao prefeito Eloísio do Carmo Lourenço pela oportunidade de ocupar esta pasta pela segunda vez”, disse Mareca, que assumiu a Secretaria em janeiro de 2013. “Neste período fizemos uma trabalho permanente junto com todos os professores. Pudemos realizar um trabalho intenso e conjunto para que todas as atividades esportivas da Secretaria tivessem êxito”, falou. “Estou satisfeito porque foi um período muito útil na minha vida e a população soube entender que dentro das possibilidades e perspectivas muito foi feito”, contou o secretário, ressaltando que ao assumir o cargo tentou dar sequência ao trabalho que deu certo do secretário anterior e buscou melhorar outros projetos em andamento na cidade. “Tive um cuidado em atender bem a população em geral implantando diversas atividades esportivas novas e diversas situações em que de uma maneira ou de outra pudemos atender a todos que nos solicitaram apoio. Tudo ao lado do prefeito Eloísio, que não mediu esforços para que nosso trabalho tivesse respaldo”, falou Mareca.

 Futuro

 Albert tem projetos de se candidatar a vereador, porém, ele não descarta ser o candidato do PMDB a prefeito de Poços de Caldas. “Sou filiado ao PMDB, que deixou a base de apoio do governo Dilma e fico muito triste com isto. O povo brasileiro está sentindo na pele tudo aquilo que sentiu no início dos anos 90 quando o presidente Collor sofreu o processo de Impeachment. A situação do Brasil nos deixa muito preocupados e vemos com maus presságios tudo o que está acontecendo na política nacional. Isto infelizmente acaba respingando na cidade, pois estamos no dia a dia da população, sabemos as necessidades do povo. Sou comerciante estabelecido aqui há 26 anos e também estou preocupado com tudo que estou vendo. Poços de Caldas não foge à regra e também vive momentos difíceis, e estou  bem receoso com tudo que vejo. Já fui secretário duas vezes, fui presidente da Caldense durante um mandato e por isto coloco meu nome à disposição do partido para que a gente possa pleitear junto ao PMDB uma possibilidade de disputar uma eleição para vereador ou até mesmo uma eleição majoritária”, disse ele, lembrando que a última eleição majoritária que o PMDB disputou em Poços de Caldas foi em 1992, com Santa Chaves e  Dgeney Diniz de Melo. “De lá para cá, o partido nunca mais colocou uma pessoa que pudesse ser cabeça de chapa nas eleições”, disse, lembrando que nos anos subsequentes o PMDB sempre esteve em parceria com o PT nas eleições municipais. “Este ano tenho possibilidade de colocar minha candidatura para apreciação do diretório, à executiva do partido, e com isto aguardar as diretrizes tomadas pelo PMDB, com isto vermos as possibilidades de ajudarmos a população poços-caldense de uma forma que tenhamos esta oportunidade de fazer com que, sendo da cidade, nascido na cidade, fazer um trabalho em prol da população. Se tiver a chance de disputar as eleições e vir a vencer vou me dedicar para fazer uma administração digna e que honre nossa cidade”, finalizou Mareca.

 Três anos de mandato

O Mantiqueira pediu para Mareca destacar os três anos que esteve à frente da Secretaria de Esportes. Ele falou de tudo um pouco. Competições, a equipe da SME e as dificuldades do orçamento de sua pasta.

 Campeão dos Jogos da Juventude

Uma das conquistas esportivas mais comemoradas por Mareca foi o título para Poços de Caldas nos Jogos da Juventude (Joju) e Jojuninho (Jogos Infantis). A cidade não ganhava estas competições há mais de 10 anos. “Fizemos um trabalho com nossos professores e trouxemos as competições para a cidade, o que foi um grande incentivo para os atletas do município. Eles tiveram todo um subsídio para que pudessem desenvolver o trabalho e com isto os resultados apareceram e Poços foi campeã”, falou.

 Projetos

Mareca comemora o fato de praticamente ter dobrado o número de projetos esportivos realizados na cidade nos três anos em que esteve à frente da Secretaria. Quando assumiu a pasta havia 14 projetos esportivos em andamento e Mareca entrega o cargo com 33 projetos. “Atendemos desde crianças de sete anos de idade a senhores com mais de 80 anos em projetos que contam com patrocínio do DME. Quando assumi o cargo, a Lei de Incentivo ao Esporte tinha 19 projetos relacionados com apoio do ISSQN e hoje são 28 projetos. Este crescimento deixa toda a equipe e eu, particularmente, muito satisfeitos. Conseguimos levar o esporte aos quatro cantos da cidade”, destacou Mareca.

 Profissionais

Mareca destaca a equipe da Secretaria de Esportes, que não mede esforços para dar andamento aos projetos realizados em Poços de caldas. Segundo ele houve uma valorização dos profissionais com a realização de diversos cursos, como de arbitragem de handebol, futsal, futebol etc, com presença de profissionais de renome em todo o Brasil. “Procuramos valorizar não só os profissionais de educação física da Secretaria, mas também as pessoas que estão envolvidas direta e indiretamente com o esporte de Poços de Caldas. Vi a necessidade, quando assumi o cargo, de dar condições aos nossos profissionais de trabalho para que eles tivessem um aprimoramento e mais dignidade para exercerem melhor suas funções com mais qualidade”, contou Mareca.

 Estádio

O estádio municipal Dr. Ronaldo Junqueira é uma praça esportiva que precisa de cuidados especiais devido ao fato de ser a casa da Caldense, time que representa a cidade na elite do futebol mineiro. Mareca lembra que quando assumiu havia um problema sério com o local, que estava sem laudos para sediar os jogos do Campeonato Mineiro. “Tivemos um curto prazo para fazer as adequações no estádio para que a Caldense pudesse disputar o Estadual daquele ano e conseguimos resolver tudo em apenas 45 dias, tempo recorde. Com isto a Caldense conseguiu jogar no Ronaldão até hoje e mostrar para todo o Brasil que Poços de Caldas tem uma grande representante no futebol mineiro, tanto que o time, ano passado, conseguiu chegar na final e chamou muito a atenção para nossa cidade”, destacou Mareca. O secretário reconhece que o estádio ainda precisa de melhorias, porém, falta orçamento para isto, mas ele acredita que com o tempo o local poderá receber uma boa reforma e agradar a grande maioria que cobra a administração sobre aquele espaço.

 Competições

O secretário destaca que durante os três anos em que esteve à frente da Secretaria grandes eventos esportivos foram sediados em Poços. Foram dois campeonatos nacionais de basquetebol de base que colocaram à prova a estrutura da cidade. Foram usados no evento diversos ginásios. “Estreitamos relações como o Comitê Olímpico Brasileiro, juntamente com as confederações, e isto é de fundamental importância para a cidade”, falou. Outra competição que colocou Poços no cenário nacional foi o Rali Estado de Minas Gerais, que trouxe novamente competições deste segmento. Poços ainda sediou campeonatos nacionais de mountain bike, campeonato paulista de mountain bike, ciclismo e provas tradicionais locais, como a Volta ao Cristo e a Corrida da Comarca. Vale destacar que a cada ano a Volta ao Cristo tem recorde de participantes, sendo que em 2016 o número de competidores foi o maior em toda a sua história. “Quero exemplificar a dedicação da nossa equipe de profissionais, que conseguiu realizar a prova ciclística da comarca apenas sete dias depois daquela tragédia das chuvas que tanto transtornou a cidade. O fato aconteceu dia 19 de janeiro e já dia 24, contrariando a expectativa de muita gente que achava que a prova seria não realizada, ela aconteceu com o maior sucesso”.

 Orçamento

A Secretaria de Esportes tem um dos menores orçamentos do município, 0,38% da estrutura da prefeitura é destinado para investimento no esporte local. “Temos que direcionar este orçamento pequeno de uma forma que seja possível atender da melhor forma possível as pessoas envolvidas, sejam elas jovens, adultos, adolescentes, idosos, enfim, atender bem a todos”, disse o secretário.

 Substituto

Um dos nomes cotados para assumir a Secretaria de Esportes é Israel de Souza Pereira, atual assessor de atividades esportivas de Albert Mareca. Pereira começou a ocupar o cargo quando Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, era o secretário e continuou com Mareca. “É uma pessoa que conhece muito bem a Secretaria, sabe o que fazer no dia a dia do esporte local, por isso indiquei o nome dele ao prefeito. É uma pessoa que tem totais condições de dar continuidade ao trabalho e vamos aguardar se o prefeito vai aceitar a indicação”, disse Mareca. O nome de Israel é consenso em toda a equipe da Secretaria e de educadores físicos da cidade. “A caneta está nas mãos dele e esperamos que ele tenha a oportunidade. Se não foi de interesse do prefeito vamos ver o que acontece e quem assume o cargo, mas acredito que o Eloísio vá aceitar o Israel no cargo pelos próximos seis a oito meses. O importante é que a Secretaria não pode parar”, finalizou Mareca.

Nenhum comentário: