sábado, 19 de março de 2016

Belezas naturais de Poços inspiram paratleta Cláudia Santos

PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com

Poços de Caldas, MG - Cláudia Santos, atleta da equipe de remo paralímpica do Brasil, está passando por um período de treinamentos na cidade. Ela é uma das principais esperanças de medalha nos jogos do Rio de Janeiro. Cláudia está treinando na represa Bortolan desde sexta-feira e hoje ela se despede da cidade com a promessa de voltar pouco antes dos jogos para novos treinamentos.
“Está sendo uma maravilha esta preparação para os jogos que estão chegando, treinar nesta linda represa Bortolan, aqui em Poços de Caldas, é maravilhoso. As condições são excelentes, a água lisa, parada, sem muitas marolas e as condições de vento ajudam muito. Estou adorando”, afirmou a atleta, campeã mundial em 2007 e medalhista de bronze em 2013. “Treinar num lugar tão bonito como este ajuda na preparação e espero fazer uma grande competição no Rio de Janeiro”, completa.
Claudia adquiriu a deficiência em 2000, após ser atropelada quando saía de seu trabalho, por um carro, que além de passar por cima de sua perna, não parou para prestar socorro. Ela entrou em coma e ficou 37 dias na UTI. Depois mais três meses na cama do hospital e em três anos e meio passou por 13 cirurgias.
Recuperada, ela entrou para o esporte e se tornou uma das principais atletas paralímpicas do Brasil. “Vou para as paralimpíadas buscar um bom resultado. Sempre dou o melhor de mim e não me falta determinação, disciplina e autoestima e o esporte na minha vida é tudo”, conta Cláudia, que destaca o fato dos jogos acontecerem em sua casa. “Estar presente numa competição tão importante e que será disputada na minha casa, no Brasil, motiva mais, porém, sei que terei uma cobrança maior, mas estou tranquila em termos de competição. Gosto do que faço e procuro fazer o melhor”, finaliza Cláudia.

Os treinos em Poços

Cláudia está sendo orientada pelo instrutor olímpico José Paulo Sabadini e a fisiotepeuta Fulvia Vieira, que acompanham de perto todo o desempenho da campeã. Além dos trabalhos em água, os treinos também acontecem em terra. Os trabalho de musculação em Poços vêm sendo feitos na Academia Bio Health.
Para o presidente do Clube de Remo de Poços de Caldas Marcelo Norberto, a vinda de Cláudia Santos para Poços de Caldas é muito importante pelo fato de se tratar de uma das principais paratletas do Brasil. Norberto aponta dois fatores fundamentais que ajudaram a trazer a atleta para Poços, altitude e a marcação de uma raia semiolímpica de mil metros no Clube de Remo de Poços de Caldas, localizado no Bortolan. “Acho que é uma oportunidade única para Poços de Caldas ter uma atleta olímpica e que tem grandes possibilidades de medalhas no Rio de Janeiro”, disse Norberto.
Quem também acompanhou os treinos de Cláudia ontem no Bortolan foi o vice-prefeito Nizar El Khatib. Ele entregou algumas lembranças para a atleta. “É uma honra ter em Poços uma atleta do porte da Cláudia. Torcemos muito para ela nos jogos e que Poços lhe dê muita sorte”, disse o vice-prefeito.

Nenhum comentário: