sexta-feira, 18 de março de 2016

Atleta paralímpica chega hoje em Poços para período de treinamento

 Poços de Caldas,MG - Cláudia Santos, atleta da equipe de remo paralímpica do Brasil chega nesta sexta-feira a Poços de Caldas para um curto período de treinamentos. Ele fica na cidade até domingo acompanhada por sua equipe que é composta por por uma fisioterapeuta e o instrutor olímpico J. Paulo Sabadini. Os treinos acontecem na represa Bortolan e a atleta deixa Poços de Caldas e segue para disputar o Campeonato Mundial da Polônia, última competição de Cláudia antes das paralimpíadas do Rio de Janeiro.

A atleta

Claudia adquiriu a deficiência em 2000, após ser atropelada quando saia de seu trabalho. Um carro, que além de passar por cima de sua perna, não parou para lhe prestar socorro. Entrou em coma e ficou trinta e sete dias na UTI. Depois mais três meses na cama do hospital e em três anos e meio, passou por treze cirurgias.
 Claudia não ficou parada e através de sessões de reabilitação, seguiu com seu novo desafio.
“Através da reabilitação comecei a nadar. A partir daí, uma pessoa me convidou para conhecer o esporte paralímpico. Depois disso, participei de um evento em que falaram do Remo e fui convidada para conhecer a modalidade de perto. Confesso que não foi amor à primeira vista. No início achei a modalidade chata, mas continuei e depois fui gostando. Hoje eu amo”.
Com muito treino, cirurgias, cinco anos para se recuperar, começou a remar em 2007 e após oito meses de treinamento, se tornou campeão mundial e a melhor atleta do remo paralímpico. Neste ano ainda começou a treinar pelo Pinheiros, clube que deu uma grande oportunidade de crescimento e estrutura, mas depois foi para o clube Bandeirantes onde ficou por dois anos. Retornou para o Pinheiros em 2011, conquistou muitos títulos e ficou afastada por mais quatro meses para uma cirurgia de retirada do útero. Assim que voltou, classificou o Brasil para as Paralimpíadas 2012.
 Mesmo após ter passado por todos esses desafios, Claudia aprendeu muito com tudo isso e a dar mais valor a vida, a família, sua autoestima ficou muito melhor, tem mais confiança e determinação. Uma frase que sempre leva junto com ela é “Na vida nada é fácil e nada cai do céu, então vá à luta”.
 Caso de superação e de aceitação, como o de Claudia dos Santos, serve de exemplo para pessoas que tenham algum tipo de deficiência entender, que a limitação, não o excluem de nada e nem da sociedade, desde que acreditem que são iguais a todos e que podem e devem ter os mesmos direitos.

(Texto contém
informações do blog Jornalistas no Esporte)

Nenhum comentário: