quarta-feira, 2 de março de 2016

Obras do Centro Integrado de Esportes entram em licitação

Poços de Caldas, MG - Em 2013, Poços de Caldas foi contemplada com uma unidade do Centro Integrado ao Esporte (CIE), programa do Governo Federal PAC2. O espaço deverá abraçar 10 modalidades olímpicas e cinco paralímpicas. O modelo de Centro é o II, com terreno de 3500 m², área construída de 2.750 m² no Residencial Monte Verde II.

Devido a problemas burocráticos, a obras ainda não sairam do papel. Porém, segundo o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, nos próximos dias deve-se iniciar o processo de licitação da empresa encarregada pelo serviço. O prefeito destacou que houve problemas, porém, a Caixa Econômica Federal liberou a documentação para o início do processo licitatório.


O atraso

O prefeito explicou que o principal motivo do atraso aconteceu devido a alterações em relação ao projeto inicial. Um dos problemas foi detectado pelo próprio Ministério dos Esportes, que viu deficiência no projeto. Com isto, todos os centros aprovados no Brasil foram parados até que o Ministério fizesse a correção. “Esperamos que eles nos enviassem outro projeto para que pudéssemos fazer as adequações ao nosso terreno”, disse o prefeito, salientando que depois de feitas as adequações a documentação foi reenviada para a Caixa Econômica Federal. “O processo realmente é muito demorado, porém, temos que considerar que é um valor de investimento muito alto. Este Centro custa mais de três milhões de reais e é um equipamento que terá uma grande valia para aquela região”, disse Eloísio.

A licitação

No último dia 24, o prefeito recebeu a documentação da Caixa Econômica Federal dizendo que todos os passos foram cumpridos e que é preciso licitar a obra. O prefeito calcula que deve demorar cerca de dois a três meses. Depois de definida a empresa, nova documentação será enviada para a Caixa, que analisará tudo. Se estiver tudo certo, a verba será liberada para que as obras comecem. “É mais um passo burocrático que o serviço público tem que fazer e que deverá custar mais algum tempo de espera para todos, tanto as pessoas que estão ansiosas aguardando por este espaço, quanto para nós que queremos entregar este projeto para a comunidade”, falou o prefeito.

O poder público terá de descrever um termo de referência sobre a obra que será feita e anexar a isto o projeto que será executado. “É um grande benefício para Poços de Caldas, um grande equipamento que fará muita diferença para nossa cidade, mas existem passos a serem seguidos. Temos vários prazos a serem cumpridos. É bom ressaltar que o prazo de dois meses para concluir a licitação é contando que tudo corra bem, sem imprevistos, senão pode demorar mais. Existem prazos legais de recursos das empresas e isto pode demorar mais. O processo licitatório não é difícil, mas é trabalhoso. Temos ainda que esperar a avaliação da Caixa Econômica Federal do processo e da empresa que foi contratada e depois esperar a avaliação do Ministério dos Esportes e a liberação dos recursos. Normalmente este recurso é liberado em partes, sendo uma primeira para início das obras e depois as medições”, finalizou o prefeito.

O que é o CIE?

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

Conquista

O prefeito Eloísio destaca que o Centro Integrado de Esporte é uma conquista para Poços de Caldas. “O Governo Federal lançou uma série de projetos relativos às Olimpíadas e dentre eles estava este Centro Integrado de Esportes, que conseguimos trazer para Poços de Caldas”, destacou. Foram lançados 200 centros que seriam instalados em cidades acima de 100 mil habitantes. “Fomos credenciados para ser uma das cidades contempladas, fizemos toda uma articulação política e fomos escolhidos para receber este projeto que vem num conceito de ser um legado da Olimpíada e temos orgulho de fazer parte disto”, falou o prefeito. “Este espaço serve como um despertar para nossas crianças realizarem práticas esportivas e serem futuros atletas olímpicos de sucesso”, completou o prefeito. Para ser escolhida, Poços de Caldas enfrentou diversas etapas no processo de seleção. Dentre as exigências, havia a seleção do local, a comprovação de que o espaço indicado realmente é do município e, por fim, a entrega de toda a documentação para a Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: