domingo, 2 de setembro de 2012

Começam as aulas de cricket na Caldense


GUSTAVO MENDANHA
ACS Caldense

Poços de Caldas, MG - Começaram, neste mês de agosto, as aulas de cricket na Caldense. O segundo esporte mais praticado do mundo cruzou o Oceano Atlântico e desembarcou na sede do clube com a proposta de popularização entre crianças e adolescentes da região para geração e desenvolvimento de polos esportivos no Sul de Minas. E pelo visto, a proposta de fazer da Caldense um clube pioneiro nesse esporte de origem britânica, bastante praticado em países como Inglaterra, Índia e Indonésia, vem sendo cumprida com excelência.
As aulas de cricket começaram no dia 14 deste mês no campo de futebol society do clube. Realizadas todas as quintas-feiras, das 15h às 17h, vêm conquistando crianças e adolescentes, filhos de associados, na faixa etária de 10 a 17 anos. Às quartas-feiras, das 19h30 às 20h30, os treinamentos da modalidade são ministrados aos adultos (de ambos os sexos) no mesmo local. Durante a programação, os praticantes do velho conhecido jogo de betes no passado começaram a ter contato com esse esporte novo no Brasil, e que tem como grande precursor o inglês Matt Featherstone, associado do clube, e que também acumula as funções de jogador e técnico das seleções brasileiras masculina e feminina de cricket.

Pioneirismo
O resultado de todo esse investimento: a Caldense é atualmente o único clube do Brasil a oferecer aulas oficiais de cricket aos seus associados, meta já atingida pela organização, e que hoje funciona como ponto de partida para os precursores do esporte no país. “Nossa região é repleta de jovens talentos em diversas modalidades esportivas, e a Caldense nos ofereceu toda a estrutura necessária para a ministração das aulas e treinamentos. Se somos o país do futebol, por que não poderemos ser também o do cricket? Nossos objetivos são audazes. Planejamos criar equipes em toda a cidade e região para futuramente começarmos a investir nas crianças e adolescentes com bom potencial para o esporte. A partir daí, nossa estratégia é montar uma seleção que poderá representar a cidade, o estado, e até mesmo o país em competições internacionais de cricket”, revela Featherstone.

Novos talentos
De acordo com a jogadora da Seleção Brasileira e professora da Caldense, Helena Dias, a ideia, com a introdução do esporte na cidade, é “desenvolver o cricket no Brasil, incentivando as habilidades das crianças e dos adolescentes e, com isso, descobrir novos talentos para integrar as seleções juvenis brasileiras”. Além dos treinos ministrados na Caldense, a comissão técnica do cricket também já iniciou um ciclo de aulas semanais no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, em Poços, para mais de 300 crianças e adolescentes, além de um projeto semelhante na Casa do Menor da cidade.

 Amistoso  ano
No fim deste semestre, está previsto para acontecer em Poços de Caldas um jogo amistoso entre a Seleção Paulista juvenil e um time da cidade, que será formado entre os melhores jogadores juvenis da Caldense, do Colégio Municipal e da Casa do Menor. Para Helena Dias, nos próximos anos, incentivos não faltarão para a popularização do cricket no país. “O cricket aparecerá na próxima novela das sete da Rede Globo. A partir daí, muitas pessoas passarão a conhecer melhor o esporte”, define a atleta.
Para mais informações sobre as aulas e programação do cricket na Caldense, os interessados podem entrar em contato com o departamento de Esportes Especializados do clube, através do telefone (35) 3722-1110, ramal 37; ou comparecer pessoalmente à sua sede social, que está localizada na rua Pernambuco, 1.145, no Centro de Poços de Caldas.

Nenhum comentário: