quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Olimpíadas geram empregos temporários e alto faturamento no comércio de Poços
Poços de Caldas, MG - O número recorde de participantes nas Olimpíadas Escolares, 4.493 pessoas, entre atletas e técnicos, está movimentando positivamente a cidade desde o início da semana passada. O destaque fica para a geração de empregos em várias áreas. Apenas no transporte, são 55 motoristas de ônibus encarregados de levar as delegações aos locais de jogos, além de 23 vans e 65 carros alugados. Para João de Azevedo, motorista de van, a oportunidade de uma renda extra veio num bom momento. “Estava desempregado, sem trabalho e me apareceu esta oportunidade e fiquei muito satisfeito com a chance”, disse o motorista. “É um bico de 15 dias que vai ajudar muito em casa, será muito bom, além de trabalhar com jovens, o que é muito prazeroso”, disse Carlos, também motorista contratado para os jogos.
O secretário de esportes Carlos Alberto dos Santos ressalta que todas as empresas foram contratadas mediante licitação.
Saúde
Vários profissionais da área estarão de plantão. Além da equipe da Secretaria de Saúde e a parceria com a Unimed, foram contratados três empresas com UTI e médicos, que ficarão à disposição dos atletas. Ainda na área de saúde os alunos de enfermagem da Puc estarão trabalhando nos jogos. Neste caso não existe uma remuneração, mas, segundo o secretário de esportes, a prefeitura investiu na compra de materiais e melhorias nos medicamentos usados na entidade educacional.
Ginásios
Dentro de cada local de competição haverá pessoas encarregadas do controle de movimentação. Estes profissionais serão responsáveis pela orientação do público e controle de acesso nas áreas onde acontecem as competições. Cerca de 25 pessoas foram contratadas para este trabalho. Cada ginásio contará ainda com um coordenador local e este coordenador terá dois ajudantes.
Na área de alimentação, uma empresa de Cascavel-PR venceu a licitação e contratou 90 pessoas de Poços de Caldas para fazer as refeições para os atletas e dirigentes. “Estes números mostram a grandeza dos jogos. Quem ganha são as pessoas que moram em Poços de Caldas, que através de um trabalho temporário conseguem uma renda extra que certamente vai ajudar muito no seu orçamento”, disse o secretário de esportes.
O setor hoteleiro também investiu bastante em contratações durante os dias de jogos. A maioria dos hotéis está com sua lotação esgotada.
Comércio
Estima-se que o comércio da cidade tenha um lucro de R$ 4,5 milhões neste período. “A realização das Olimpíadas Escolares deixa a cidade mais feliz e economicamente a competição é um marco histórico para Poços de Caldas, que está recebendo um bom dinheiro em sua economia”, disse Santos. Os gastos do município com o evento estão estimados em R$ 900 mil. “São custos divididos entre o Sindicato dos Hotéis, Comitê Olímpico Brasileiro e prefeitura”, finalizou o secretário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário