terça-feira, 31 de agosto de 2010

Caldense recebe ex-jogador da década de 50

ACS da Caldense - Poços de Caldas, MG - Na tarde de ontem (30), a assessoria de imprensa da Caldense recebeu o ex-jogador de futebol da Veterana no final dos anos 1960 e início da década de 70, Paulo Gomes Negrão – ex-lateral-direito e filho do craque da Caldense nas décadas de 1920 e 1930, João Gomes Negrão. A visita do ex-jogador ao clube foi motivada pela veiculação da campanha Caldense de Todos os Tempos, que começou no dia 5 passado.
Paulo Negrão começou a jogar futebol nas categorias de base do clube, em 1958, quando tinha 18 anos. O ex-lateral-direito da Veterana defendeu o brasão do clube até 1962. Hoje, aos 71 anos, revela a importância de uma campanha histórica como a Caldense de Todos os Tempos à cidade e ao sul de Minas, e diz de seu interesse em participar, com o objetivo de auxiliar o clube a resgatar a memória do futebol de Poços.
O ex-jogador da Veterana disse que no tempo em que era atleta, a Caldense vencia todos os jogos pela região. “Nosso time contava com a habilidade de jogadores como Gadinho, Joel Borges, Mané da Pinta, Cuca, Zé Roberto, Jadir, Massinha, Espigão, Zoé, Fubá, Eurípedes e China, dentre outros craques do passado. Os times da Vila Cruz e do colégio Marista eram muito fortes e sempre quando os enfrentávamos as partidas eram muito equilibradas. Eram jogos difíceis, verdadeiros clássicos da região, que reuniam muita gente nas arquibancadas”, lembra Negrão.
O ex-jogador afirma ter saudade do time com quem jogava, em especial de seus treinadores Clodô, Scassiotti e Romeu Cagnani. Negrão se emociona ao falar de seu pai, que foi um dos primeiros jogadores a vestir a camisa da Caldense, em 1925. “Meu pai foi um bom jogador e, acima de tudo, um grande homem. Já ouvi pessoas entendidas da bola dizerem que João Gomes Negrão foi o melhor lateral-direito da época na região. Da antiga geração de jogadores da Caldense, meu pai foi o último a nos deixar. Ele inclusive foi uma das principais fontes consultadas pelo jornalista Hugo Pontes, quando produzia o livro História e Glórias da Caldense. Até recebeu homenagem do clube, quando a obra foi publicada”, revela Negrão.
O atleta da Veterana da década de 60 cita antigos jogadores do clube para compor uma de suas seleções da Caldense de Todos os Tempos, como José Bertola, João Gomes Negrão, Mauro Ramos de Oliveira, Mantovani, Euzébio, Careca, Caetano Lamberti, Luiz Alexandre, Antonio Marques dos Santos (Tatu), Salvador de Simoni, Domingos Lamberti, Luiz Moretti, Tino, Oswaldo Ricci, Cherubim Borelli, Benedito de Castro e Antonio Vincci. “Meu pai dizia que estes jogadores foram os melhores entre 1925 e 1935. Para mim, eles deveriam ser homenageados por terem sido os primeiros a vestir a camisa da Veterana e a mostrar um belo trabalho logo no início da história do clube”, declara Negrão.
O torcedor e o profissional da imprensa têm até o dia 15 de setembro para votar nos jogadores que devem compor as duas seleções da história da Caldense, antes e depois de 1975.
Para participar, o interessado deve enviar os nomes dos jogadores escolhidos para qualquer um dos endereços jornalismo @caldense.com.br e niltong junqueira@ yahoo. com.br.
O interessado também pode colaborar com a campanha postando sua lista no blog de Nilton Junqueira, www. niltonjunqueira .wordpress.com.
Além da internet, os participantes poderão registrar suas seleções também em papel. Nesta semana, serão disponibilizadas urnas de votação em dois pontos dentro das dependências da Associação Atlética Caldense e um na loja de materiais esportivos Sport Luck. A estratégia do clube é levar a campanha até as pessoas que não têm acesso à web. Para mais informações sobre a Caldense de Todos os Tempos, o interessado pode entrar em contato com a assessoria de imprensa do clube através do telefone (35) 3722-1110. Outra opção é comparecer à sede da Caldense, que fica na rua Pernambuco, 1.145, centro, ou acessar a página da Veterana na internet - www. caldense.com.br.

Nenhum comentário: