quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Craques do passado aderem à campanha da Veterana

ACS - Caldense - A campanha Caldense de Todos os Tempos conquistou o apoio da torcida e vem ganhando força a cada dia. Lançada na última quinta-feira (5), tem o objetivo de descobrir quem são os jogadores, em todas as posições do campo, que devem entrar para a história, compondo as duas seleções da Caldense de todos os tempos, antes e depois de 1975. Para isso, o clube lançou o desafio de mobilizar o torcedor e o profissional da imprensa a colaborar enviando duas listas com nomes dos melhores jogadores que vestiram a camisa da Veterana no passado e também nos últimos anos.
Um dos grandes ídolos da Caldense na década de 1950, o ex-goleiro Glaycon Gonçalves Danza, afirma ter saudade dos tempos em que jogava pelo clube, quando ainda disputava torneios do futebol amador. "Sou do tempo de bons jogadores como Cuca, Fubá, Nenê, Miguel, Zanetti e Laercinho. Em 1950, entrei para o time infantil da Caldense. Nosso técnico era o Clodô, que também treinava o time profissional da Veterana. Foi uma das melhores equipes do interior de Minas e São Paulo. Chegamos a ganhar do Botafogo de Ribeirão Preto, que era uma potência do interior naqueles tempos", relembra Danza.
O ex-goleiro, que depois de abandonar o futebol - em 1968 - cursou a faculdade de Medicina, e há décadas exerce a profissão, jogou na Caldense dos 13 aos 32 anos. Hoje, aos 74 anos, Danza vê na campanha Caldense de Todos os Tempos uma forma de o clube resgatar a memória dos velhos tempos da bola. "Vivi aqui na Caldense uma infância e juventude muito saudáveis. Viajávamos para jogar fora com um ônibus que mais parecia uma jardineira e quebrava em todas as viagens. Mas, jogávamos com um verdadeiro amor à camisa. Pelo fato desse ônibus ter sido uma conquista do então presidente Dr. Antônio Megale, apelidamos a tal jardineira de 'Megalão'. O que tenho a dizer hoje é que gostei muito da ideia dessa campanha e acredito que ela vai contribuir bastante para o memorial do clube. Afinal, lembrar daquilo que é bom sempre faz bem", declara Danza.
A opinião do ex-goleiro é compartilhada pelo torcedor das antigas da Veterana, Jovane Cagnani Miguel. Ele conta que é frequentador dos jogos da Caldense desde 1975, quando seu pai, e às vezes seu avô, o levava para assistir às partidas ainda no estádio Cristiano Osório, na sede do clube.
O torcedor conta que quando seu pai o levava aos jogos os dois ficavam na arquibancada descoberta de madeira. De acordo com Miguel, aquela época é marcada pelos bons tempos do futebol da cidade. "Lembro-me daquele velho estádio como se fosse hoje, da rádio, dos fortes holofotes que ofuscavam a visão dos motoristas, do estádio lotado. Bons tempos aqueles. Daquela época até os dias de hoje, alguns dos jogadores que vi jogar, e nos marcaram pela técnica e outros pela garra de vestir a camisa da Caldense, foram Gilberto Voador, Augusto, Paulo Roberto, Marcio Louco, Casagrande e Maxsuel Faustino", declara o torcedor.
A campanha Caldense de Todos os Tempos continua até o dia 15 de setembro, quando o clube deverá iniciar - já no dia 16 - a contagem e avaliação de todas as listas recebidas pelos torcedores e profissionais da imprensa. Para participar, o interessado deverá escrever uma mensagem para qualquer um dos endereços jornalismo@ caldense.com.br e nilton gjunqueira@yahoo.com.br, contendo uma ou duas listas com a relação de todos os jogadores que devem compor as duas seleções da Caldense, pré e pós-75. Os participantes poderão também acessar o blog de Nilton Junqueira e postar as listas no endereço www.niltonjunqueira. wordpress.com.
A partir da última semana de agosto, a Caldense deverá disponibilizar urnas para votação entre seus torcedores associados, dentro do clube. Para mais informações sobre a campanha Caldense de Todos os Tempos, os interessados podem entrar em contato com a assessoria de imprensa do clube através do telefone (35) 3722-1110. Outra opção é comparecer à sede da Associação Atlética Caldense, que fica na rua Pernambuco, 1.145, no Centro de Poços de Caldas/MG, ou acessar a página do clube na Internet, www.caldense. com.br.

Nenhum comentário: