terça-feira, 24 de agosto de 2010

Seletiva para o Sul-americano é realizada em Poços de Caldas

No último domingo, a cidade foi sede da seletiva para o Sul-Americano de Karate IKGA para o Campeonato Sul-Americano, que acontece em outubro, em Montevidéu, Uruguai. A competição foi realizada no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves e reuniu os melhores atletas de suas academias.
Competidores de todo o Brasil estiveram presentes no evento, que também reuniu atletas locais, a maioria da Budo-Kai. No mesmo dia aconteceu a I Copa Open de Karate Sensei Marcelo Arantes, que homenageou uma das maiores personalidades mineiras da modalidade, fundador da Confederação Brasileira de Karate e Federação Mineira de Karate.
Além de atletas campeões e medalhistas mineiros, brasileiros e mundiais, que vieram em busca das poucas vagas da seletiva, também estiveram presentes o presidente da Internacional Karate Goju-Kai Association no Brasil, Renshi Shihan Luiz Antônio de Araujo Kotsubo, o vice-presidente da IKGA Brasil, Shihan Sérgio Antonio Nascimento, o medalhista mundial e selecionado para o Sul-americano Shihan Odair Akira Saito e o homenageado sensei Marcelo Guimarães Arantes.
Uma das autoridades máximas no evento, Renshi Shihan Luiz Antônio de Araujo Kotsubo destacou o crescimento da modalidade na cidade. "Quero primeiramente agradecer a população de Poços pela acolhida que nossa entidade teve, além do incentivo que percebi para a prática do karate. Também a oportunidade que o professor Daniel de Carvalho deu para realizarmos em Poços esta importante seletiva para o Sul-americano. O karatê que praticamos tem por princípio não só o esporte, como foi demonstrado aqui, porém o mais importante são os ensinamentos passados pelo professor para os alunos dentro das academias. São estes ensinamentos que vão moldar o jovem e quando ele chegar numa idade adulta será um cidadão de bem e que luta sempre pelos mais fracos buscando o caminho da paz", disse Kotsubo.
A academia Budo-Kai de Poços de Caldas foi novamente um dos grandes destaques da competição. Atletas como Marcos Vieira e Ana Paula Boleta demonstraram o grande nível técnico que a academia apresenta. "Além deste lado de competição que foi visto neste domingo o karate é um esporte que só traz benefícios para o praticante. Além de fazer um grande bem na parte física, atua no psicológico, nos deixa mais confiantes para lidarmos com o dia-a-dia.
Claro que as competições são importantes para nós, que assim conseguimos colocar em prática o que treinamos na academia todos os dias", disse ele. Para Marcos, o mais importante do karate é conhecer as técnicas de defesa para saber como agir até mesmo em sua rotina fora das academias. "A gente nunca sabe o que pode acontecer e uma boa preparação nunca é demais. É importante deixar claro que nunca é bom ter a intenção de machucar ninguém, mas é uma arte marcial que te passa mais segurança", disse ele, que treina na Budo-Kai há quase dois anos todos os dias. O atleta vem se destacando, sendo que já foi vice-campeão mineiro e é nome certo que representa a equipe nas competições pelo Estado e atualmente em sua categoria é o segundo melhor de Minas. "Tenho ainda mais duas etapas este ano do Mineiro e vou buscar a primeira colocação. A graduação vem com o tempo e tenho tudo para ir longe dentro do esporte, até mesmo porque o trabalho do sensei Daniel é muito bom e isto fica claro nas grandes competições como esta realizada em Poços de Caldas neste final de semana", finaliza.
Para o sensei Daniel, da academia Budo-Kai, o evento em Poços de Caldas foi motivo de orgulho para todos. Ele destacou ainda a hegemonia da equipe local, que há cinco anos é campeã do ranking da Federação Mineira de Karate. "Trabalhamos 30 dias ao mês em busca de vitórias e é uma grande honra para nós estarmos nestas importantes competições aqui em nossa casa", disse ele, que terminou agradecendo, em nome da Budo-Kai, o apoio dos familiares, do Projeto Viva o Esporte, entre outros importantes parceiros.
Paralelamente à seletiva para o Sul-americano, aconteceu a I Copa Open de Karate Sensei Marcelo Arantes, com a presença do homenageado, que é de Belo Horizonte e destacou o relacionamento entre atletas e árbitros, que precisa estar em sintonia para o bom andamento das competições. "O karate é uma arte marcial que foi adaptada há cerca de 50 anos para competições. Neste longo tempo, como era natural, houve muita evolução e hoje, por se tratar de um esporte de contato, não se permite ferimentos no atleta e por isso exige dos árbitros um aperfeiçoamento constante. Eles precisam ter um reflexo muito rápido para saber se um adversário quis atingir o outro de uma forma que provocasse um ferimento mais sério. Estamos lutando para que o karate seja um esporte olímpico mas o comitê não quer que o karate se torne violento e por isto vamos investir em treinamentos de árbitros, além de manter a preocupação com equipamentos de segurança para os atletas. Durante um combate não precisa que um atleta seja agressivo e quebre o dente do oponente e é isto que estamos cobrando hoje dos juízes", disse Arantes. Sobre o evento ele salientou a evolução que os atletas estão demonstrando.
"Acompanho o karate há mais de 30 anos vejo a grande evolução da modalidade. Hoje os atletas são rápidos além de uma estatura física de impressionar e a tendência é que venham mais evoluções", finaliza o sensi, que foi peça chave no crescimento do karate no Brasil. Arantes conseguiu, quando era presidente da Confederação Brasileira, colocar federações em todos os Estados e atualmente é uma das pessoas mais respeitadas dentro da modalidade.

Nenhum comentário: