sábado, 28 de agosto de 2010

Provas do Mitsubish Cup agitam o Distrito Industrial de Poços hoje

Chegou o dia. Pilotos de diversos Estados do Brasil enfrentam a pista do Distrito Industrial neste sábado para a quinta etapa do Mitsubish Cup Sudeste, principal rali de regularidade do país.
É a segunda vez que a cidade recebe a competição, que este ano terá menos carros que em 2009. A explicação da organização é que muitos competidores estiveram no Rally dos Sertões, que terminou recentemente e preferiram descansar por mais alguns dias ou devido outros problemas. Cerca de 50 carros vão largar hoje na remodelada pista do Distrito Industrial.
"O Rali dos Sertões acabou há apenas uma semana e muitos carros não conseguiram chegar a tempo ou não foram revisados mas isto não vai influenciar na beleza do espetáculo", disse o gerente técnico dos eventos da Mitsubish, Detlef Altwig.
Angelo Guazzeli é o representante de Poços de Caldas no campeonato. O piloto mudou de navegador mas está longe da briga pelo título da temporada. Ano passado, quando o rali chegou a Poços de Caldas, ele era um dos favoritos ao título. "Tivemos alguns problemas no início da temporada e este ano acabei optando em fazer um campeonato mais light, sem aquela preocupação de buscar o título. Acabei fazendo um campeonato mais divertido, digamos assim, curtindo mais a temporada, as provas, os desafios, levando mais para o lado do hobby. Foi muito bom para a cabeça já que ano passado foi muita pressão porque levamos muito a sério o campeonato", disse Guazelli. Para o piloto poços-caldense, a prova deste ano deve ser uma das melhores da temporada. Ele aprovou as mudanças feitas na pista que deve colaborar para um belo espetáculo para o público. "Tem o fato de correr em casa que torna a prova mais prazeirosa ainda", disse ele. Ano passado Guazzeli fez uma prova quase perfeita em Poços de Caldas e terminou na segunda colocação. Sobre a troca do navegador ele não entrou em detalhes, mas deixou claro que a eliminação na etapa de Ribeirão Preto, ano passado, acabou contribuindo para a mudança. Naquela prova a dupla, formada por Guazelli e Paulo Brites, venceu, mas foi eliminada devido a irregularidades no carro. "Aquele fato acabou dando estresse na equipe e preferimos dar um tempo este ano, deixar a poeira baixar e logo vamos sentar para replanejar a próxima temporada", disse ele. O navegador de Guazelli na prova de hoje em Poços será Alessandro Fabrício.
A organização espera um grande público na etapa deste sábado em Poços de Caldas. Devido ao clima seco a expectativa é que os pilotos encontrem uma pista lisa, o que dará mais emoção à prova. "As condições serão bem mais difíceis do que ano passado e acreditamos que teremos bastante escapadas da pista", disse Betlef. que ressaltou o equilíbrio da atual temporada com empates nas categorias Triton e RS. "A temporada está sendo muito acirrada e a emoção vai até a última etapa, com certeza", disse ele. Sobre a possibilidade de Poços de Caldas fazer parte fixa do calendário do Mitsubish Cup, Betlef disse que as chances são grandes. "Se continuarmos com o apoio que estamos tendo da cidade vamos retornar todos os anos. Estamos preocupados com a área do Distrito Industrial, que está começando a ser ocupada e a SME já se prontificou a nos ajudar neste sentido e se der certo e conseguirmos uma boa área vamos voltar muitas vezes a Poços de Caldas", completou.
A sexta-feira foi de muito trabalho para pilotos e mecânicos, pois aconteceram as vistorias para as categorias Pajero Tr4 e L200 rRS no parque José Affonso Junqueira. Tudo foi rigorosamente inspecionado para que não aconteçam imprevistos durante a prova. Foram vistoriados desde documentos, itens de segurança, motores, suspensão, pneus. Os carros precisam ser rigorosamente iguais em todos os itens. "Durante a prova o trabalho dos mecânicos é fundamental para que o piloto obtenha bons resultados. A cada volta o carro é checado. São várias revisões durante uma etapa do rali. É muito trabalho e tem que gostar muito do que faz. É sofrido, é divertido, cansativo mas é muito bom. A cada hora estamos num lugar mas não troco esta vida", disse Ederson, mecânico da equipe Chico Racing de São Bento do Sul-SC. Ele esteve no Rally dos Sertões e veio direto para Poços para participar desta etapa.
A largada acontece a partir das 8h e a entrada para o público será gratuita. A premiação este ano será no mesmo local das competições e está prevista para 16h.

Nenhum comentário: